4 dicas para superar a timidez e conquistar clientes

Desenvolvimento Pessoal

Quantas vezes você já deixou de ir atrás de um sonho por vergonha ou medo de ser julgado? Se você é uma pessoa tímida, provavelmente aconteceu mais de uma vez.

Conheci mais de uma história de mulheres que decidiram trabalhar como assistente virtual, saindo do emprego tradicional para trabalhar de casa, e a insegurança bater forte. 

Mesmo tendo certeza de que era isso que queriam fazer, a ideia de ter que falar com as pessoas e convencê-las a contratar seus serviços parecia impossível.

Agora, por outro lado, vi muitas delas vencerem a timidez e hoje possuem uma carteira de clientes que cresce a cada dia, porque aprenderam a domar a timidez, e como prospectar os clientes da maneira certa. 

E se você decidiu seguir a carreira de assistente virtual, também precisa descobrir as 7 MENTIRAS que te contaram sobre ser ASSISTENTE VIRTUAL

Para assistentes virtuais, a timidez pode parecer uma grande barreira para conseguir novos clientes. Como AV, grande parte do seu trabalho envolve coisas como serviços de argumento de venda, networking on-line e off-line e construção de relacionamentos com clientes em potencial. Todas essas atividades exigem comunicação clara e confiante com novas pessoas.

Quando você é tímido, se esforçar para atrair clientes não é algo natural. Você pode se sentir hesitante em entrar em contato com clientes ou ansioso com ligações e reuniões de vendas. Entretanto, é possível evitar situações que a deixem desconfortável, ou que prejudiquem sua capacidade de se promover.

A timidez também afeta a forma como você se relaciona com clientes e colegas. Se você parecer inseguro ou nervoso ao discutir seus serviços, isso pode prejudicar sua credibilidade. 

Primeiro passo é entender a diferença entre uma pessoa tímida e insegura:

A timidez é a ansiedade em situações sociais, o desconforto. A insegurança é o medo do julgamento alheio, de não corresponder às expectativas dos outros ou as suas próprias e com isso eventualmente pode haver um isolamento. 

Por isso: nem todo tímido age por insegurança, assim como nem todos os inseguros são tímidos.

Os clientes procuram AVs que sejam autoconfiantes e capazes de se comunicar de forma eficaz.

A boa notícia é que a timidez não vai te impedir de ser uma assistente virtual. Com preparação e prática, você ficará muito mais confortável e entusiasmada em relação a si mesma e seus serviços. Construir confiança em suas habilidades é fundamental. 

Leia também, Equilíbrio e Sucesso: Como a Saúde Mental Revoluciona a Carreira de uma Assistente Virtual? 

Aplique as 4 dicas deste artigo, que vão te ajudar a superar a timidez para ter sucesso na carreira de AV:

 

Aceite que você é tímida

O primeiro passo para superar a timidez como assistente virtual é aceitar que você é uma pessoa tímida. Essa autoaceitação é muito importante, mas muitas pessoas tímidas sentem vergonha ou vergonha de admitir sua timidez. Eles podem tentar agir de maneiras que vão contra a sua verdadeira natureza, o que só leva a ter mais insegurança.

Quando você aceita abertamente que é tímido, pode compreender as implicações e os padrões de pensamento que contribuem para isso. 

Você percebe que o desconforto que sente em situações sociais não é anormal. Com a auto aceitação, você elimina qualquer autojulgamento e é mais gentil consigo mesmo.

Controlar sua timidez também permite que você estabeleça metas realistas. Você entende que a mudança leva tempo e esforço. 

Pequenos desafios para ultrapassar sua zona de conforto tornam-se trampolins em vez de feitos esmagadores. No geral, a auto aceitação fornece uma base sólida para melhorar sua confiança e as habilidades de comunicação.

 

Ser consistente

Um dos principais desafios das pessoas tímidas é sentirem-se seguras ao falar com novas pessoas, principalmente aquelas que consideram importantes. 

Sabe aquela sensação de “eu não deveria ter dito isso”? É comum em pessoas tímidas.

Depois de admitir que é tímido, pense em outras características que o definem, reflita sobre seus valores como pessoa, quais são seus objetivos e o que você não acha certo. 

Tenha tudo isso bem claro e não tome atitudes fora desse padrão. Assim, quando a insegurança bater, você terá algo com que se fortalecer, entendendo que não tomou nenhuma atitude que vá contra seus padrões e valores, portanto, que não fez nada de errado ou bobo.

 

Fale sobre seus serviços

Uma das melhores maneiras de ficar mais confortável ao falar sobre seus serviços de AV é praticar explicá-los a outras pessoas. Mesmo que possa parecer estranho no início, quanto mais você descrever o que faz como AV, mais fácil se tornará.

Comece escrevendo todo o seu discurso de vendas – a visão geral dos serviços que você oferece, estruturas de preços, clientes ideais, etc. Leia em voz alta e ajuste qualquer coisa que não pareça natural.

Em seguida, procure oportunidades de praticar seu discurso com as pessoas à sua volta. Conte à sua família e amigos sobre sua nova carreira. Inicie uma conversa com estranhos e inclua seu discurso na discussão. Peça feedback para que você possa refinar qualquer coisa que não esteja clara.

Com a prática regular, você ganhará confiança ao explicar seus serviços. Você aprenderá como destacar suas habilidades mais relevantes para cada ouvinte. E você se sentirá confortável em direcionar as conversas para sua oferta de forma orgânica.

Antes que você perceba, você será capaz de explicar o valor que você oferece como AV, mesmo em ambientes casuais. A conversa começará a fluir naturalmente, sem medo ou ansiedade. Considere isso uma boa preparação para quando você falar com clientes em potencial.

Encontre um sistema de suporte

Conectar-se com outros assistentes virtuais é fundamental para superar a timidez e construir confiança. Ter uma comunidade que entende o trabalho e os desafios é importantíssimo. 

Aqui estão algumas maneiras de se conectar com outros AVs:

O apoio e o incentivo dos colegas de profissão contribuem muito para construir a confiança necessária para superar a timidez. Você não precisa se sentir sozinho nesta jornada. 

 

Prepare seu argumento de venda

Uma das melhores maneiras de superar a timidez é preparar e praticar seu discurso com antecedência. 

Seu argumento de venda é uma breve visão geral de quem você é, quais serviços oferece, quem você ajuda e porque eles deveriam contratá-lo.

Ter seu argumento de venda totalmente escrito e memorizado lhe dará mais confiança na hora de falar com um cliente em potencial. Você saberá exatamente o que dizer, em vez de se atrapalhar com as palavras ou dizer “hum” muito.

Reserve um tempo para escrever algumas versões de seu argumento de venda. Continue refinando e praticando em voz alta até conseguir explicar suavemente o que você faz em 30 segundos ou menos. Concentre-se em destacar sua experiência, conhecimento e como você pode ajudar especificamente seus clientes-alvo a economizar tempo, ganhar mais dinheiro ou trabalhar com mais eficiência.

Prepare também respostas para perguntas comuns que os clientes em potencial podem fazer, como preços, quais tarefas você pode ou não realizar, sua disponibilidade, etc. Quanto mais preparado você estiver para essas conversas, menos nervoso se sentirá.

Com o tempo e com a prática, seu discurso se tornará algo natural. Você será capaz de explicar claramente o valor que oferece sem hesitação. 

Não se preocupe se parecer estranho no começo – fica mais fácil quanto mais você fizer isso. Estar pronto para compartilhar de forma sucinta quem você é e o que faz lhe dará confiança para superar a timidez e conquistar novos clientes com sucesso.

Comece alcançando clientes em potencial de baixo risco para começar a desenvolver sua confiança e habilidades. 

Você pode aperfeiçoar a sua comunicação, para que essas dicas funcionem ainda melhor, lendo 7 dicas para ter uma comunicação mais assertiva com seus clientes. 

Agora me conta: Você se considera tímida? 

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