7 dicas para ter uma comunicação mais assertiva com seus clientes

Produtividade e Organização

Entenda o que é comunicação assertiva e como inseri-la no seu dia a dia.

Ter uma comunicação assertiva faz parte do conjunto de soft skills necessário para se tornar uma assistente virtual. Mas, calma, se você não considera que tenha essa habilidade é possível desenvolvê-la. O primeiro passo para isso, no entanto, é entender o que é uma comunicação assertiva e como aplicá-la no seu dia-a-dia com os clientes. Nesse artigo contaremos como fazer isso. 

O que é comunicação assertiva?

Passar uma informação com segurança, clareza e objetividade é ser assertivo. Esse tipo de comunicação preza por construir uma conversa com base em pilares como respeito, transparência e eficiência.

A comunicação assertiva diz respeito a ser honesto em todas as suas falas, manter a consistência do discurso e fazer isso de forma objetiva e empática. Parece abstrato? Vejamos um  exemplo: se o cliente pede um trabalho não urgente às 20h que você sabe que precisa de 2 horas para ser realizado, existem duas formas de responder. Na primeira, você vai contra seus horários pré-estabelecidos e aceita a tarefa, trabalhando até tarde, sem comunicar ao cliente de forma clara o quanto isso estava fora do acordo. Na segunda, você é assertivo, ou seja, impõe seus limites de forma clara mas sem agressividade. Nesse caso, a resposta assertiva poderia ser algo como: “estou encaixando essa demanda junto das atividades para amanhã, te entrego pronta até às 14h.”

Como manter uma comunicação assertiva com o cliente?

A assertividade ajuda a criar limites e a educar o cliente, de forma simpática e direta. Por isso, ela é essencial para não deixar coisas mal resolvidas, transpassar segurança sobre a sua capacidade e prazo para a execução de tarefas e ainda impor limites de forma empática. Separamos 7 dicas de como fazer isso no dia a dia:

  1. Tenha constância no discurso: manter um padrão é crucial para construir um bom relacionamento com o cliente, passa a imagem de pessoa confiável e estável. Independente do seu humor no dia, responda o cliente sempre com o mesmo padrão de linguagem, isso ajuda na construção de um relacionamento profissional.
  2. Seja direto: o ideal, para isso, é usar frases curtas e objetivas. Não dê voltas, vá direto ao assunto. Vamos pegar um tema difícil de exemplo: você precisa reajustar o valor do seu contrato. No lugar de fazer todo um contexto, contando a história da sua família, da situação econômica do país e por fim dizendo que “precisava reajustar o contrato, será que tem como?”, seja direto e objetivo, usando dados a seu favor, se possível: “vou fazer o reajuste anual no nosso contrato, o valor passa a ser xx ao mês”. 
  3. Não deixe dúvidas: crie um discurso que o cliente entenda o que quer na primeira vez que lê a mensagem. Para isso frases curtas também são uma boa saída. A dica é  dividir o assunto em tópicos e passá-lo ponto a ponto para o cliente, confirmando se ele entendeu ou está de acordo com cada assunto. 
  4. Seja empático: ser direto não quer dizer ser grosso. Uma comunicação assertiva é objetiva mas precisa ter empatia com o interlocutor, ou seja, mostre que está preocupado com o problema do outro e está comprometido a resolvê-lo da melhor forma. Seguindo o exemplo anterior do cliente pedir uma tarefa fora do horário acordado, mostrar que resolverá a pendência assim que for possível dentro dos termos combinados, dando horário máximo para sua execução e deixando o cliente tranquilo quanto a entrega, é ser empático e assertivo.
  5. Seja seguro: mesmo que você não saiba resolver algo ou não esteja certo de uma informação, é importante passar segurança para o cliente. Sendo assim, para uma comunicação assertiva, evite frases como “não sei” e “eu acho”. Se você não sabe, diga “vou pesquisar sobre o assunto e volto com uma solução até às xxh” ou ainda “vou perguntar ao responsável e te trago a resposta dentro de xx tempo”. Agora, se você acha alguma coisa, prefira estruturas como “eu penso que” ou “de acordo com a minha experiência”. Preste atenção nos vícios de linguagem: às vezes você tem costume de falar “eu acho que sim” quando poderia apenas responder “sim”, passando mais segurança. 
  6. Construa frases com propósito e prazo: percebeu que nos exemplos de comunicação assertiva sempre colocamos uma resposta clara aliada de um prazo? Isso faz parte da construção dessa comunicação, dando objetividade ao que é falado, mostrando respeito ao cliente e preocupação em resolver o problema. Além disso, dessa forma você está sendo respeitoso com você mesmo, ao assumir responsabilidades dentro do prazo que é capaz de resolvê-las. 
  7. O corpo fala: preste atenção na linguagem corporal. Cruzar os braços quer dizer que está fechado para sugestões, balançar o pé quer dizer que está com pressa de sair do local, colocar a mão no queixo quer dizer que está analisando possibilidades, entre outros. Para passar uma mensagem congruente é preciso prestar atenção em todos os sinais que está emitindo, sejam eles verbais e corporais. 

Por fim, construir uma comunicação assertiva com o cliente é um trabalho diário. Mesmo quem possui essa soft skill precisa se policiar para manter o discurso. 

…..

Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV? Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!

Publicações relacionadas

4 dicas de como superar a timidez e conseguir clientes como Assistente Virtual

4 dicas de como superar a timidez e conseguir clientes como Assistente Virtual

Como Conseguir Clientes
Como enfrentar as crenças que paralisam seus resultados na carreira de AV?

Como enfrentar as crenças que paralisam seus resultados na carreira de AV?

Desenvolvimento Pessoal
Vagas de emprego para Assistente Virtual?

Vagas de emprego para Assistente Virtual?

Trabalhar em Casa