Assistente virtual é freelancer? Entenda as diferenças!

Como começarTrabalhar em Casa

O mercado de trabalho tem se transformado constantemente, fazendo com que surjam novos formatos e jeitos de trabalhar. Mas um que com certeza você já ouviu falar é o formato freelancer. Será que é nessa modalidade em que assistentes virtuais se encaixam? Vamos falar das diferenças.

Com a crise econômica acarretada pela pandemia, muitas pessoas tiveram a renda reduzida e tiveram que procurar renda extra em trabalhos sem vínculo empregatício. Assim, encontraram no freelancer a alternativa para enfrentar a situação do mercado.

Atualmente, o trabalho freelancer é uma tendência, assim como a “pejotização”. Mas este último ainda requer o contrato estabelecido entre as partes, ambas formalizadas como empresas (o termo pejotização vem da vinculação entre CNPJs) para funcionar. Já o freelancer é um profissional liberal, sem vínculo formal com as empresas e que pode prestar serviços de forma pontual ou recorrente.

Assistente virtual é freelancer?

A resposta é: depende. Pode ser que a demanda seja por curto período de tempo, realizando demandas pontuais, ou frequentes, quando a tarefa é recorrente, ou seja, quando é uma tarefa que deverá ser feita com frequência diária, semanal ou mensal.

Para ter segurança, as Assistentes virtuais podem se vincular a empresas como PJ. Para isso, é necessária a formalização, ou seja, criação de um MEI. Já explicamos neste post todo o passo-a-passo para se tornar microempreendedor individual.

Quem está começando na carreira de Assistente Virtual pode oferecer seu trabalho por um breve período de tempo no formato freelancer; assim, é possível realizar um teste sem a preocupação com quebra de contrato e o comprometimento a longo prazo em uma parceria que pode não dar certo. Isso é interessante para ambos os lados envolvidos na parceria sentirem se querem continuar!

No início da carreira, prototipar seus serviços como assistente virtual é a chave para saber a quantidade de trabalho a ser realizado, a precificação, entre outros fatores, como por exemplo a necessidade de qualificação para determinados nichos que você deseja atuar como assistente virtual.

Explicamos melhor sobre a importância de escolher um nicho de mercado e como isso é um erro comum de muitos assistentes virtuais que estão começando.

Diferenças entre Assistência Virtual e o Trabalho Freelancer

As características mais comuns do trabalho freelancer:

Vantagens de trabalhar como assistente virtual:

  1. Trabalhar de casa;
  2. Flexibilidade de horários;
  3. Versatilidade de nichos e serviços de atuação;
  4. Atender mais de um cliente, aumentando a sua renda;
  5. Investimento baixo ou zero pra começar;
  6. Autonomia para trabalhar de onde quiser e atender a mais de um cliente.

Viu como em alguns aspectos você também pode atuar como freelancer, mesmo sendo assistente virtual? Isso porque freelancer é um formato de trabalho, mas AV é uma profissão.

Por isso, a partir do momento em que você conquistar seus primeiros clientes fixos como assistente virtual, o ideal é abrir seu MEI, garantir direitos previdenciários e previstos por contrato, dando mais segurança para trabalhar e ainda assim mantendo as vantagens do freelancer.

Se preparando para o mercado de assistência virtual

A profissão de assistente virtual está crescendo muito no Brasil. Já atrai milhares de pessoas que encontraram na profissão a possibilidade de mesclar as vantagens do freelancer com a versatilidade de poder executar vários serviços, utilizando seus talentos como ferramenta principal para crescer na profissão.

Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV? Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!

Publicações relacionadas

Habilidades comportamentais fundamentais para o trabalho remoto

Habilidades comportamentais fundamentais para o trabalho remoto

Trabalhar em Casa
Use os micro momentos para conquistar clientes

Use os micro momentos para conquistar clientes

Como Conseguir Clientes
Como ser assistente virtual na área da gastronomia

Como ser assistente virtual na área da gastronomia

Carreiras e Serviços