Como assistentes virtuais podem trabalhar com recursos humanos?
Você sabia que assistentes virtuais podem trabalhar com RH e departamento pessoal? Mesmo profissionais que já atuam na área, mas estão cansados da CLT ou do universo corporativo, podem usar suas habilidades e experiências para se tornarem assistentes virtuais, trabalharem em casa e terem uma rotina mais flexível.
O trabalho home office veio para ficar
Segundo um levantamento da Fortinet, 30% das empresas no Brasil vão abandonar o escritório de vez. E 90% afirmou que vai investir em formatos de teletrabalho. Segundo a consultoria Chess Human Resources, de 2020 para cá a contratação de profissionais autônomos dobrou e a tendência é só crescer.
Para as empresas, isso representa redução de custos com folha de pagamento de funcionários, possibilita a contratação de profissionais sob demanda especialistas e qualificados em suas áreas sem a necessidade da burocracia da CLT.
Já para os profissionais, é a liberdade de atender mais de um cliente ou empresa, aumentando sua renda e fazendo seus próprios horários.
Ou seja, a hora de se tornar assistente virtual é agora.
“Tenho experiência na área de Recursos Humanos. Posso trabalhar como assistente virtual?”
A resposta é sim! Atualmente o RH tem se reinventado: se antes era a parte responsável apenas pela contratação de pessoas e gestão de documentos, hoje faz parte também do desenvolvimento dos colaboradores, atuando frente a treinamentos, programas internos, entre outros. E o RH remoto pode ser protagonista nas mudanças que estão ocorrendo de contratações em novos formatos, à distância. São muitas frentes para lidar, o que gera demanda por parcerias que possam agregar valor no trabalho e aumentar os resultados para a empresa.
Como a assistente virtual pode contribuir no RH?
Se você já tem experiência em RH e DP, conhece as atividades do mercado tradicional, pode realizar as atividades que são core, ou seja, as primárias:
- Recrutamento e seleção de candidatos;
- Desenho de vagas e definição de cargos e salários
- Pesquisa de clima e gestão de pessoas
Se você já atuou ou em departamento pessoal pode se tornar responsável por toda a parte burocrática da contratação de funcionários, cálculo de rescisão, cálculo de férias, de benefícios, entre outros.
Mas aqui está o pulo-do-gato: o mercado digital e as transformações aceleradas pela pandemia abriu um novo leque de oportunidades para que assistentes virtuais possam trabalhar com RH.
- Gestão de fornecedores: infoprodutores ou empreendedores que realizam eventos online precisam de assistentes virtuais, uma vez que é comum realizarem lançamentos virtuais, eventos. Para isso, sempre é necessária a contratação de fornecedores, prestadores de serviços e são às AVs que podem ser parceiras nesse momento, procurando estes fornecedores, mediando negociação, contratos, pagamentos, entre outros.
- Gestão de equipe remota também é um serviço que AVs podem prestar, pois a partir da contratação de qualquer profissional, é preciso alinhar o trabalho, entregas, etc.
São muitas possibilidades dentro do meio digital, porque assistentes virtuais se tornam facilitadoras da migração de muitas empresas para o digital, cuidando de toda a parte de contratação e gestão de colaboradores, sejam eles temporários ou não. É um mercado extenso e que não vai parar de crescer, pois, como contamos no início desse post, as empresas não querem voltar para o presencial.
E não são apenas grandes empresas que assistentes virtuais podem mirar: as pequenas e médias empresas também necessitam dos serviços de RH, estruturando processos internos, comunicação interna, integração, entre outros. Muitas vezes, essas empresas ainda não possuem um setor de RH, e acabam buscando consultorias ou realizando o trabalho por conta, e se deparando com todos os desafios e dificuldades dos processos. Essa é uma grande oportunidade!
Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV?
Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!