Assistentes virtuais podem trabalhar na área de recursos humanos de casa
Mesmo sem formação, é possível dar apoio a profissionais de RH de forma remota.
A área de recursos humanos é essencial para todo tipo de negócio. Grandes e médias empresas costumam ter esse setor bem estruturado, enquanto pequenos negócios, geralmente, contratam profissionais terceirizados para cumprir as atividades dessa área.
Independente do tamanho da empresa, é possível trabalhar com gestão de pessoas em casa, com flexibilidade de horários e autonomia como assistente virtual.
O que faz um profissional de recursos humanos?
Quem trabalha no RH é responsável por fazer a gestão do departamento pessoal de uma empresa. O profissional precisa executar algumas ações mais operacionais, como coordenar recrutamento e seleção de novos colaboradores, cuidar da folha de pagamento, férias, questões burocráticas trabalhistas e desligamentos.
Além disso, atua em uma frente mais gerencial ao dar suporte para o bem estar dos trabalhadores, fazer ações de engajamento, desenvolver as lideranças, organizar o organograma da empresa, entre outros.
Como está em contato com outras pessoas de forma constante e, muitas vezes, em momentos tensos que demandam empatia, o profissional de recursos humanos deve contar com soft skills como paciência, carisma, organização, calma, responsabilidade, raciocínio rápido e boa comunicação.
Como trabalhar com RH de casa como assistente virtual?
Toda parte operacional do trabalho de um profissional do RH pode ser feita de casa por assistentes virtuais. A vantagem desse modelo é ter mais flexibilidade de horários para equilibrar vida pessoal e profissional, trabalhar para diferentes empresas apenas dentro da área de preferência e especialidade, além, é claro, de trabalhar de casa.
Para pessoas com formação ou cursos em gestão de pessoas, é possível executar tarefas remotamente como:
- Recrutamento e seleção de candidatos;
- Montar organograma do negócio com a descrição de cargos e definição de salários;
- Fazer a gestão de treinamentos;
- Elaborar e revisar currículos;
- Divulgar oportunidades;
- Realizar entrevistas;
- Aplicar testes vocacionais;
- Fazer a estratégia de pessoas de um negócio;
- Executar processos de integração ou transição;
- Demitir funcionários;
- Cuidar da folha de pagamento;
- Fazer gestão das férias;
- Gerenciar o banco de horas.
É possível trabalhar como assistente virtual na área de RH sem formação?
Pequenos negócios, geralmente, não apresentam áreas estruturadas de recursos humanos e precisam de apoio na execução das tarefas operacionais do setor. Da mesma forma, empresas com uma área de gestão de pessoas estruturada e de crescimento acelerado, muitas vezes, também precisam de apoio nas atividades operacionais do setor para dar conta de uma atividade pontual, como grande volume de contratações, por exemplo.
Para atender esses dois perfis de cliente não necessariamente é preciso ter formação em gestão de pessoas, mas sim entender dos processos e ter as soft skills que falamos anteriormente, principalmente responsabilidade e empatia.
Assistentes virtuais sem formação em RH podem trabalhar de casa executando atividades de apoio, como:
- Controle de vagas divulgadas;
- Controle de candidaturas e conferência de perfil;
- Agendamento de entrevistas com candidatos;
- Divulgação de vagas em plataformas;
- Gestão de emails do recrutador;
- Gestão da agenda do recrutador;
- Organização de arquivos sobre candidatos e colaboradores.
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