Como atrair clientes?

Publicado em: 23/09/2020

As 3 melhores formas para uma assistente virtual prospectar novos clientes

A prospecção de clientes pode parecer um dos maiores desafios quando se trata do trabalho de assistência virtual. Por isso, se você ainda possui dúvidas sobre como aumentar sua renda e base de clientes, confira abaixo nossas dicas e aprenda a crescer seu próprio negócio.

Quais serviços eu posso prestar como secretária remota?

Em primeiro lugar você deve começar listando suas experiências e habilidades profissionais, assim você conseguirá entender quais serviços e funções poderá ofertar como assistente virtual.

Nesta etapa, vale levar em consideração inclusive seus hobbies, pois você conseguirá entender melhor sua vocação, permitindo uma melhor assertividade na hora de comunicar seus serviços.

Porém, vale ressaltar que estreitar o seu nicho logo no início pode interferir na sua busca por clientes e, consequentemente, no seu retorno financeiro.

Durante o início de sua atuação na área, Camile Just — hoje, empreendedora especialista em autonomia profissional — reforça que é importante não limitar o seu público-alvo, pois ao longo do tempo o seu seguimento passará a se “nichar” de forma natural.

3 formas de atrair seus clientes

  1. Networking

Depois de entender o que pode oferecer, é hora de vender seus serviços. A primeira  forma de atrair clientes, elencada pela Camile como a mais importante, é: pratique o networking e construa relacionamentos. Porque quando se trata de oferecer os serviços de uma assistente virtual, estamos falando também de ‘vender confiança’.

O seu potencial cliente precisa confiar em você, já que muitas vezes você estará lidando com dados sensíveis, como a gestão financeira do negócio dele ou gestão de agendas – serviço que vem crescendo muito a demanda.

Como construir uma base de confiança com o meu cliente? Primeiramente, crie conexão. Durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da covid-19 a sugestão foi interagir por meio de canais online, como grupos de Facebook e WhatsApp.

Em geral, nesses grupos existe uma infinidade de profissionais das mais diversas áreas, com diferentes problemas a serem solucionados. O que se torna uma boa chance para você criar condições para ofertar o seu trabalho.

Procure interagir de forma efetiva: comente, curta, e não fique apenas tentando vender o seu serviço, seja útil de alguma forma, mas lembre-se, toda construção requer tempo, paciência e persistência.

  1. Prospecção

A segunda forma de conseguir clientes é através da prospecção. No Marketing Digital, os futuros clientes são conhecidos como leads (potenciais clientes) ou prospects (do inglês Prospect = Prospectar), que são as pessoas que mais se identificam com os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos.

Apesar de ser um desafio para quem não gosta muito de relacionar-se com estranhos, essa tarefa pode ser bem simples quando feita com leveza e persistência.

A forma mais conhecida de aproximar-se de clientes é através de ligações telefônicas. No entanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias, também é possível prospectar por meio de e-mail, redes sociais ou através de parcerias com outras assistentes.

Nessa comunicação, ofereça seus serviços e ressalte os benefícios de se contratar uma assistente virtual. Assim, você irá não somente atrair a atenção do seu interlocutor ou leitor, como também poderá despertar o desejo em conhecer um pouco mais do seu trabalho.

O sucesso dessas ações  pode ser medido pelo número  de interações  – comentários, curtidas ou pedidos de orçamento.

Dicas importantes:

  1. Plataformas freelancer

A terceira e última forma de conseguir clientes é a adesão às plataformas de serviços remotos, que pode ser uma porta de entrada para se conseguir os primeiros clientes. Alguns exemplos são: Freelancer, Workana, Getninjas e Up Work.

Uma boa dica é: ao preencher o seu perfil nessas plataformas, tente ao máximo destacar suas experiências passadas, suas habilidades, pontos fortes e sobretudo aquilo que você se julga ser boa em fazer.

Mas ressaltando que, ainda que você não consiga trabalhos  numa faixa de preço condizente ao que espera, algumas vezes a adesão a essas plataformas irá fazer você ganhar experiência, formar o seu portfólio com os primeiros clientes, o que irá lhe proporcionar mais confiança.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e desejamos sucesso em suas prospecções.

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