Como Conseguir Seus Primeiros Clientes: Estratégias de Prospecção para Serviços Financeiros

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É importante reconhecer que a gestão financeira é um pilar central para qualquer negócio. Do pequeno ao grande empreendedor, todos necessitam de uma administração financeira sólida para sobreviver e prosperar. 

Isso inclui uma variedade de serviços, desde a organização de fluxo de caixa até o planejamento estratégico de investimentos. 

Esta realidade cria um vasto campo de oportunidades para profissionais de BPO Financeiro, oferecendo seus conhecimentos para auxiliar empresas a otimizar suas finanças.

No Brasil, o setor de serviços financeiros, tem passado por um período de rápido crescimento nos últimos anos. De acordo com dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 40 milhões de brasileiros ainda não possuem conta bancária ou acesso a serviços financeiros formais. Essa fatia da população representa uma enorme oportunidade para empresas e assistentes virtuais que atuam no setor.

O estudo “Panorama do mercado de serviços financeiros no Brasil” da PwC, aponta que a demanda por soluções financeiras vem crescendo rapidamente entre pequenas e médias empresas. 

Isso porque com o aumento do empreendedorismo no país, cresce também a necessidade por serviços customizados e especializados para esse público, o número de pequenas empresas no Brasil chegou a 7 milhões em 2020 e esse público demanda soluções financeiras feitas sob medida para a realidade dos pequenos negócios.

Leia também Como o Seu Trabalho de BPO Financeiro Pode Salvar Uma Empresa da Falência? 

Trabalhar com serviços financeiros pode ser um desafio, principalmente quando está começando e precisa conquistar os primeiros clientes. No entanto, vale ressaltar que essa demanda constante por profissionais especializados nessa área existe, e que toda empresa depende de dinheiro e, consequentemente, de alguém competente para cuidar de suas finanças. 

Ao prospectar clientes para serviços financeiros, é fundamental identificar as empresas que podem se beneficiar mais dos seus produtos ou serviços. Faça uma análise do mercado e segmente as empresas que têm maior potencial de se tornar seu cliente. 

Por exemplo, empresas que estão em fase de crescimento ou que enfrentam desafios financeiros podem ser ótimas oportunidades para oferecer seus serviços.

Comece pela sua rede. Pessoas próximas a você. Como microempreendedores, talvez algum ex-colega de trabalho ou um amigo, ou pequenos negócios e estabelecimentos que frequenta, o café, o dentista, o salão de beleza, etc.

Tenha em mente o valor de que você pode agregar a cada cliente e abordar sua estratégia de prospecção de acordo com esse direcionamento.

 

Conquistando o primeiro cliente

Conseguir o primeiro cliente é um marco importante para qualquer negócio, especialmente para quem está começando no setor de serviços financeiros. Mais do que gerar receita inicial, o primeiro cliente traz credibilidade e validação para a carreira.

Ter o caso de sucesso do primeiro cliente para mostrar a outros potenciais clientes transmite a mensagem de que o negócio é capaz de entregar o que promete. Isso aumenta a confiança e a possibilidade de fechar novos negócios.

O feedback e experiência do primeiro cliente servem como aprendizado para melhorar os serviços e processos, e o relacionamento construído com esse cliente pioneiro costuma ser mais forte e duradouro.

Portanto, é essencial dedicar atenção especial para conquistar o primeiro cliente, mesmo que demande mais esforço inicial. O impacto positivo em longo prazo na credibilidade e na carteira de clientes compensa o investimento feito para garantir esse marco no negócio.

Uma das estratégias mais eficazes para prospectar clientes para serviços financeiros é o networking direcionado. Construir uma rede sólida de contatos profissionais é essencial para gerar leads formados. 

Para entender mais sobre o dia a dia de quem trabalha como BPO financeiro, assista o vídeo Assistente Virtual Financeiro: como funciona esse trabalho

 

Networking Direcionado

O networking direcionado é uma excelente estratégia para conseguir os primeiros clientes no setor de serviços financeiros. Participar de eventos e grupos específicos da área é uma ótima forma de entrar em contato com potenciais clientes que já demonstraram interesse no tema.

Ao comparecer a eventos como seminários, congressos e feiras do setor financeiro, é possível conhecer profissionais e empresas com necessidades relacionadas aos seus serviços. Participar de eventos do setor financeiro, encontros de negócios e conferências pode te colocar em contato direto com clientes em potencial, e essa participação pode ser tanto presencial, quanto online. 

A diversidade de oportunidades é muito ampla, para quem faz a sua parte no processo, pois expande sua rede e cria relacionamentos profissionais que podem ser duradouros, e para isso acontecer é importante participar de maneira proativa, estabelecendo conexões e criando uma rede de contatos dentro do nicho. 

O networking será mais efetivo se o foco for criar conexões genuínas, não apenas “vender seus serviços”. Oferecer valor e demonstrar interesse nos desafios dos contatos fará com que eles lembrem de você no momento certo.

 

Parcerias estratégicas

Outra maneira eficiente de conseguir novos clientes no setor de serviços financeiros é firmando parcerias estratégicas com outras empresas. 

O objetivo é identificar empresas que ofereçam serviços complementares aos seus e que atendam o mesmo público-alvo. Assim, vocês poderão indicar clientes um ao outro e ampliar o alcance no mercado.

Por exemplo, uma consultoria financeira pode fazer parceria com escritórios de advocacia focados em direito empresarial. Quando a consultoria atender um cliente que precisa de assessoria jurídica, poderá indicar o escritório parceiro. E vice-versa: quando o escritório tiver clientes com necessidades financeiras, indicará os serviços da consultoria.

Outra dica é buscar parcerias com empresas de software ou automação na área financeira. O objetivo é integrar seus serviços, para oferecer soluções completas aos clientes. As fintechs são ótimas parceiras nesse sentido, pois desenvolvem soluções inovadoras que complementam o trabalho de profissionais da área financeira.

O importante é que as parcerias sejam verdadeiramente estratégicas e beneficiem ambos os lados. Quando feitas com cuidado, elas permitem expandir a base de clientes rapidamente através das indicações mútuas.

 

Presença online

Ter uma presença online forte é essencial para atrair novos clientes para serviços financeiros, afinal o seu portfólio estando bem posicionado e aberto ao público, pode por si só captar possíveis clientes. 

Utilize as redes sociais profissionais, como o LinkedIn, para compartilhar conhecimento, contar um pouco sobre os clientes que está atendendo e como você os ajuda no dia a dia. Isto é, mostrar o que você faz, e criar conteúdo relevante a partir disso para atrair clientes potenciais. 

Mantenha um perfil profissional atualizado, onde você possa destacar suas habilidades e experiência na área financeira. 

Você também pode criar um blog ou site profissional onde você possa compartilhar informações relevantes sobre o mercado financeiro e os benefícios de contratar um serviço especializado na área.

Outra estratégia é anunciar em canais digitais específicos do setor financeiro permitindo atingir o público-alvo de maneira segmentada, através de anúncios pagos sobre o seu serviço. Plataformas como LinkedIn, Facebook e Google Ads possuem recursos para direcionar anúncios por setor, cargo e interesses. Isso aumenta as chances de converter clientes qualificados.

Se você quer entender Como se posicionar no Mercado Digital, então não deixe de ler esse artigo no Blog.

 

Identificar oportunidades

Para conseguir os primeiros clientes de forma estratégica, é essencial entender as reais necessidades e oportunidades no mercado de serviços financeiros. Uma pesquisa aprofundada sobre os anseios dos consumidores e empresas que precisam desses serviços é o primeiro passo.

Segmentar o mercado em nichos específicos, com base em localização, porte, setor ou outros fatores, ajuda a identificar melhor os potenciais clientes. Em vez de tentar atingir um público amplo e genérico, é mais assertivo direcionar esforços para grupos menores com necessidades bem definidas.

Como mencionei no início, você pode começar na rua onde mora. Pense na padaria, no salão de beleza, no mercadinho, e em todos os pequenos e médios negócios que ali estão. Se já tiver relacionamento é ainda mais fácil de apresentar os seus serviços, e se ainda não tiver, comece construindo esse relacionamento.

Divulgue aos amigos, peça ajuda para falar sobre seu trabalho, e se necessário, dê alguma “amostra grátis do seu trabalho”.  

Outra dica importante é mapear o perfil desses clientes, incluindo dados demográficos, psicográficos e comportamentais. Conhecer a fundo esses perfis permite personalizar as estratégias de aproximação e prospectar de forma muito mais eficiente.

 

Estratégias de prospecção

Para prospectar clientes de forma eficiente, é essencial definir estratégias claras e segmentar o mercado para focar nos nichos mais promissores. Ao invés de tentar vender para qualquer pessoa, é importante entender o perfil e as reais necessidades dos potenciais clientes.

Não venda por vender o seu serviço.

Uma técnica poderosa é a segmentação de mercado, entendendo com o que você tem mais familiaridade num primeiro momento. Isso envolve dividir o mercado em grupos menores com base em fatores como localização geográfica, tamanho da empresa, setor de atuação ou estágio da jornada do cliente.

Outra estratégia é apresentar uma oferta de valor diferenciada. É preciso entender os desafios e dores do seu público-alvo para propor soluções customizadas. Mostre como seu serviço ou produto resolverá os problemas reais deles.

Por exemplo, se seu foco são startups, oferece assessoria financeira e contábil especializada para empreendimentos digitais em fase inicial. Ao demonstrar o valor que trará desde o primeiro contato, suas chances de converter clientes aumentam exponencialmente.

 

Dicas básicas para prospectar um cliente

Prospectar clientes para serviços financeiros pode parecer desafiador, mas com as estratégias certas e um foco estratégico, é possível conquistar sua própria carteira de clientes. 

A demanda por profissionais especializados em serviços financeiros é constante, basta saber aproveitá-la e utilizar técnicas de prospecção eficazes. Não se trata apenas de um tiro no escuro, mas sim de construir uma rede de contatos, parcerias estratégicas e estar presente de forma online.

Para saber mais sobre as melhores estratégias de prospecção, te convido a participar do evento 100% online e gratuito: Segredos do Financeiro.

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Um abraço, e até a próxima.

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