Como trabalhar de assistente virtual sem experiência

Publicado em: 4/02/2021

Saiba como transformar suas habilidades em serviços e conquistar uma fonte de renda mesmo sem nunca ter atuado no mercado de trabalho.

Mesmo quem nunca atuou no mercado de trabalho antes pode conquistar os benefícios de ser assistente virtual ou secretária remota trabalhando online, isso porque o que conta são as habilidades, a capacidade de vendê-las como serviço e o networking — que pode ser construído ao longo do tempo.

Separamos 5 dicas para começar a trabalhar online como assistente virtual, mesmo não tendo experiências profissionais anteriores, confira: 

  1. Foque numa habilidade e transforme em serviço:  como falamos, para ser secretária remota é preciso encontrar uma habilidade natural sua e transformar em serviço. Se as pessoas elogiam as festinhas que prepara para seus familiares, porque não oferecer serviços para auxiliar na organização de festas? Se você é bastante comunicativo, porque não oferecer serviços de relacionamento com o cliente? Se você sabe resumir bem as coisas, porque não fazer atas de reuniões? O segredo é achar uma habilidade e pensar como isso pode ajudar outras pessoas.
  2. Aprenda uma ferramenta e ofereça como serviço: ser assistente virtual é trabalhar de forma remota, portanto, todo serviço que for oferecer será por meio de ferramentas online. Saber usar os principais recursos dentro da área que escolheu é essencial para se diferenciar e executar uma atividade com qualidade. Se você quer ajudar na organização de agendas, por exemplo, é importante saber a maior parte dos recursos do Google Calendário.
  3. Procure um trabalho voluntário/ ONG: atuar em ONGs ou trabalhos voluntários é uma ótima saída para acabar com a insegurança de quem não tem experiência, assim você pode se aprimorar e experimentar sua nova função e ainda ajudar uma instituição que precisa — lembre-se: não é porque não recebe salário que não precisa ter responsabilidade, para a experiência funcionar é preciso levar a sério. Não ter experiência, muitas vezes, é mais um impeditivo para você do que para o empregador, por isso é importante procurar por lugares em que você possa treinar para ganhar confiança e entender como funciona o trabalho na prática. 
  4. Conheça a experiência de outras pessoas e faça conexões com profissionais experientes: fazer conexões com profissionais que já atuam como assistente virtual é essencial para entender a dinâmica do trabalho e até aprender como encontrar os primeiros clientes. Dessa forma, você não somente constrói uma rede de apoio, que te faz sentir mais preparado para o trabalho, como pode estabelecer parcerias e experiências de trabalho com essas profissionais já consolidadas no mercado
  5. Invista em conhecimento: não ter experiência profissional não quer dizer não ter experiência alguma. Faça cursos dentro da área que escolheu, procure por conteúdo online sobre o assunto, veja vídeos, se informe o máximo que você puder e, mesmo depois de ter conseguido se estabelecer como assistente virtual, não pare de se aprimorar. Só dessa forma você estará sempre preparado para os desafios de mercado e terá um diferencial.

Tire seu sonho do papel

Não fique somente nas dicas práticas! Trabalhar de freelancer na internet exige que prepare sua mente para a nova atuação. O primeiro passo para isso é assumir sua nova profissão. Diga para todos que trabalha como assistente virtual ou secretária remota, além de aprimorar seu discurso de vendas, isso vai ajudar a abrir portas para oferecer seu serviço; e saiba explicar o que faz e como atua, mesmo que ainda não tenha tido experiência. 

No começo é comum mudar o rumo, você pode ter optado por prestar determinado serviço de acordo com suas habilidades, mas adiante você percebe que poderia prestar outros serviços mais adequados à sua realidade e ao mercado, por isso, teste e experimente até achar a sua fórmula perfeita — que é diferente para cada um. 

…..

Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV?

Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!

Publicações relacionadas

Assistente Virtual: 5 erros de quem começa

Assistente Virtual: 5 erros de quem começa

Publicado em 10/01/2020

Como começar
O curso da Camile era tudo o que eu precisava

O curso da Camile era tudo o que eu precisava

Publicado em 14/06/2019

Trabalhar em Casa
Comunicação não violenta nos negócios

Comunicação não violenta nos negócios

Publicado em 25/02/2021

Produtividade e Organização