Equilíbrio e Sucesso: Como a Saúde Mental Revoluciona a Carreira de uma Assistente Virtual?

Desenvolvimento Pessoal

2024 está batendo à porta, e com ele, aquele momento especial e valioso de reflexão. 

Estamos em uma época do ano em que nos perguntamos: “Estou onde quero estar? Para onde quero ir?” 

É um convite para olhar para dentro, e redescobrir sonhos e reavaliar objetivos. É um momento para olhar o que realmente queremos fazer no próximo ano.

E se você tem sonhado em ter uma carreira que te dê liberdade, flexibilidade, atendendo clientes que você pode escolher, através da profissão de assistente virtual, vai descobrir tudo o que é importante para a construção dela, tendo reconhecimento, resultados e sucesso.

Carl Jung disse, “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”, e essa frase não poderia ser mais assertiva, quando se trata do quanto podemos nos tornar boas em algo, e em tudo o que somos capazes de realizar.

E é justamente esse despertar que nos leva ao desenvolvimento pessoal, um passo crucial para o sucesso em qualquer aspecto da vida.

Quer conhecer histórias de sucesso com a profissão de AV? Confira no link:

https://www.instagram.com/reel/CxbfilKvUNG/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Desenvolvimento Pessoal: A Chave para o Sucesso

O desenvolvimento pessoal não é só uma questão de aprender novas habilidades ou acumular conhecimento. É sobre conhecer a si mesma, entender suas emoções, motivações e, acima de tudo, seus valores. 

É um caminho para se tornar mais empática, adaptável e, claro, resiliente, um caminho para você sair na frente e alcançar oportunidades valiosas que não estão ao alcance de qualquer pessoa e de um estilo de vida com muito mais conforto, reconhecimento e aquele sentimento de satisfação, realização. 

E quem não quer isso, especialmente quando se trata de equilibrar a vida pessoal com a profissional?

Ao nos desenvolvermos, abrimos portas para uma vida profissional mais rica e satisfatória. Afinal, quando estamos bem conosco, nossa produtividade aumenta, nossa criatividade floresce e nossa capacidade de lidar com o estresse melhora significativamente. 

É perceptível que ao cuidar do nosso EU interior, tudo ao nosso redor começa a se alinhar, porque vamos entendendo como funcionamos, e porque funcionamos dessa forma. E esse é o segredo para mudar o que precisa e colocar foco no que vale a pena.

Saúde mental no ambiente de trabalho importa SIM

Saúde mental deixou de ser tabu, é uma necessidade básica, comprovada por diversas pesquisas realizadas ao redor do planeta, como do Qualcomm Institute, da Universidade da Califórnia em San Diego, que analisaram as tendências de buscas no Google e descobriram que, a partir de março de 2020, o volume de buscas ligadas a “ansiedade”, cresceu disparado em relação a anos anteriores.

E esse é um dos reflexos do nosso mundo pós pandemia. Falar sobre vulnerabilidade, instabilidade emocional e ansiedade passou de uma mera “fraqueza” para prioridade. 

Brené Brown, uma pesquisadora e autora de livros como “A coragem de ser imperfeito”, tem citações famosas e que consolidam a importância de olhar para as emoções como agente central para cuidar da nossa saúde mental, uma vez que tudo o que aconteceu na nossa história, especialmente na infância, tem poder sobre os comportamentos que desenvolvemos, os hábitos que criamos, e os resultados que conquistamos.

“Assumir a nossa história pode ser difícil, mas não tão difícil como passarmos nossas vidas fugindo dela. Abraçar nossa vulnerabilidade é arriscado, mas não tão perigoso quanto desistir do amor, do pertencimento e da alegria.”

E é por esse motivo, que o desenvolvimento pessoal entra como um recurso, que impacta diretamente a sua performance, o seu estilo de vida, e em todos os resultados que podem ser conquistados, isso porque cuidar do que acontece dentro da mente, entender como uma mudança de mindset pode ser positiva, afeta nossa saúde mental mais dispostos a enfrentar desafios e aprender coisas novas. A ir além do esperado.

Por outro lado, não priorizar a saúde mental pode levar ao esgotamento, à falta de motivação e até mesmo a problemas de saúde física, como dores de cabeça frequentes, aumento da pressão arterial, dor nas pernas, alteração nos padrões de sono e apetite.

Os sinais que antecedem esse cenário podem ser observados, pois se manifestam através de quadros de apresentação de angústia constante, não ter mais interesse em realizar tarefas do dia-a-dia ou mudança repentina no desempenho delas, sentir medo sem justificativa, e até mesmo apresentar uma preocupação excessiva e constante com a saúde.

Esse cenário é um reflexo do aumento no número de casos da Síndrome de Burnout, que durante e após pandemia afetou milhares de pessoas, sendo reconhecida pelo Ministério da Saúde como doença, e entrando para uma grande gama de discussões sobre o impacto que ela causa nas pessoas, nas empresas e no crescimento de toda uma cadeia.

Você sabe o que é a Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.  A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. 

A consequência dessa síndrome são meses e mais meses para uma recuperação, que necessita de acompanhamento médico. E o tempo é um ativo que não podemos desperdiçar, afinal, não é apenas viver, mas sim a forma como se vive, o seu bem-estar.

Olhar com atenção para a saúde mental é imprescindível, e se o seu desejo é trabalhar de casa, olhar para ela, é regra absoluta.

Home Office como estilo de vida

Trabalhar de casa em home office possui incontáveis benefícios como: aumento na produtividade, evita o tempo de deslocamento e o estresse causado pelo trânsito e meios de locomoção lotados, um maior equilíbrio entre família e trabalho, e diminuição nos custos operacionais.

Porém, é preciso manter equilíbrio e organização, para que esse estilo funcione na sua rotina.

Perceba o quanto criar ambientes de trabalho mais acolhedores, onde você se sente mais segura para expressar seu talento, suas visões e percepções importa e potencializa suas habilidades, seus hábitos e consequentemente aquilo que você produz. 

Aqui vão protocolos básicos, mas fundamentais para contribuir com a sua rotina, impulsionando aspectos importantes e que refletem na sua saúde mental e, consequentemente, na sua produtividade.

É preciso perceber que são pequenos detalhes, esses pequenos protocolos que fazem toda a diferença. 

Assista Como organizar seu escritório em casa como Assistente Virtual

A forma como você prepara a sua agenda, o seu ambiente, as ferramentas que usa, transformam suas atividades no reconhecimento que você vai ter na carreira no longo prazo.

Como trazer o desenvolvimento pessoal para sua vida? 

Antes de mais nada, quero deixar te dar um presente, e nele você vai descobrir O livro que MUDOU A MINHA VIDA e pode mudar a sua também!

Agora, quero que você entenda que existem algumas práticas básicas que podem ajudar como meditação, leitura, exercícios físicos e até mesmo hobbies, que podem ser ótimos caminhos para o autoconhecimento e a melhoria da saúde mental.

Quando falamos em desenvolvimento pessoal, estamos nos referindo a um processo contínuo e intencional de autoaperfeiçoamento, seja no âmbito emocional, intelectual e até mesmo espiritual. 

É como se chegássemos ao ápice do entendimento de que não podemos ser apenas partes, e que o todo que nos define enquanto ser humano, é o que constrói tudo aquilo que vamos alcançar e realizar. 

Não é atoa que muitas pessoas fazem parte da lista de quem é “contratado pelo currículo, e demitido pelo comportamento”.

E é esse o ponto de atenção que precisamos levar em consideração na nossa jornada.

O desenvolvimento pessoal é uma jornada de autoconhecimento que nos leva a entender melhor nossas forças, fraquezas, desejos e medos. 

Mas por que isso é tão importante, especialmente no contexto profissional? 

A resposta é simples: pessoas que se dedicam ao desenvolvimento pessoal tendem a ser mais engajadas, criativas e produtivas. E as grandes empresas já perceberam isso, os grandes clientes que você pode ter também.

Empresas inovadoras e de visão futurista, como Google, Apple e outras gigantes do mercado, investem fortemente no desenvolvimento pessoal de seus colaboradores. 

Elas sabem que o crescimento da empresa está diretamente ligado ao crescimento individual de cada membro da equipe. 

Quando um colaborador se sente motivado e capacitado para explorar seu potencial ao máximo, ele não apenas se torna mais eficiente em suas tarefas diárias, mas também contribui com ideias inovadoras e soluções criativas para os desafios da empresa.

E se empresas de resultados tão expressivos tem essa visão, é um indicativo do que você pode fazer pela sua carreira. 

E por que pessoas que cuidam de seu desenvolvimento, de suas emoções recebem mais destaque? 

Porque tendem a gerenciar melhor o estresse e a trabalhar de forma mais colaborativa. Isso leva a uma redução no estresse causado pela rotina do dia-a-dia, uma maior satisfação no trabalho e, consequentemente, melhores resultados para a empresa, para um negócio.

Construindo uma Carreira de Sucesso como Assistente Virtual

A carreira de Assistente Virtual tem ganhado cada vez mais destaque e se alinha perfeitamente com os conceitos que discutimos até agora. 

Ser uma AV (Assistente Virtual) significa ter a liberdade de escolher seus clientes e projetos, a flexibilidade de definir seu próprio horário e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. 

Isso não só promove um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, mas também oferece um ambiente propício para cuidar da sua saúde mental.

Como Assistente Virtual, você tem a oportunidade de aplicar suas habilidades e conhecimentos em diversas áreas, desde a gestão de agendas e e-mails até o suporte em mídias sociais e gerenciamento de projetos. 

A variedade de tarefas mantém o trabalho interessante e desafiador, enquanto a natureza remota do trabalho oferece uma valiosa flexibilidade.

Você terá a liberdade de criar uma rotina que funcione para você, respeitando seus limites e priorizando seu bem-estar.

Descubra como ter um trabalho com mais flexibilidade e autonomia, assista essa aula que eu separei especialmente para você.

Esse conteúdo foi importante para você? 

Se você tem interesse em saber mais sobre a profissão de assistente virtual, e descobrir como ter uma carreira flexível, de grande potencial e crescimento, quero te fazer um convite especial: venha seguir o perfil da CSAV no Instagram, lá você vai ter acesso a conteúdos valiosos e que trazem tendências de mercado em primeira mão sobre a jornada e carreira de assistente virtual.

Basta clicar nesse link: 

https://instagram.com/comoserassistentevirtual?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA==

Um abraço, e até a próxima.

Publicações relacionadas

As Ferramentas Como Aliadas na Produtividade e Gestão no dia-a-dia de uma AV

As Ferramentas Como Aliadas na Produtividade e Gestão no dia-a-dia de uma AV

Ferramentas
Matéria com a Camile para a RIC TV

Matéria com a Camile para a RIC TV

Trabalhar em Casa
O curso da Camile Just me abriu portas!

O curso da Camile Just me abriu portas!

Trabalhar em Casa