Plataformas para serviços remotos: os 5 principais erros que você deve evitar ao buscar clientes
Você decidiu trabalhar de casa como assistente virtual e não sabe como começar a procurar trabalho? Essa dúvida é comum para muitos profissionais que estão começando como assistentes virtuais. Porém, a internet possibilita a conexão entre você e seus potenciais clientes, de forma mais prática e rápida.
No entanto, há quem acabe procurando trabalho em plataformas muito utilizadas por freelancers, como Workana, Freelancer.com, que possuem uma mensalidade atrativa e a chance de captar bons trabalhos. Mas será que estas plataformas são vantajosas?
Listamos os 5 principais erros – comuns – ao procurar trabalho em plataformas de serviço remoto e que podem te dar mais prejuízo do que a tão sonhada estabilidade financeira.
- #1 Desvalorização da sua mão-de-obra: Encontrar trabalho nestas plataformas pode se tornar um verdadeiro leilão: lá dentro, vai ver que muitos profissionais acabam baixando os valores para ter uma chance de serem selecionados. E os clientes, comumente, estão mais preocupados com a oferta do que a qualificação dos profissionais.
- #2 Trabalhos e projetos vagos: As descrições dos trabalhos podem soar vagas, o que custa caro para você e para o cliente. Por não ter um contato direto, muitas vezes nem mesmo o cliente sabe o que realmente precisa e quais objetivos espera do profissional. Assim, você pode fechar um trabalho por um valor muito abaixo e ter mais demanda – é literalmente pagar para trabalhar.
- #3 Clientes que microgerenciam seu trabalho: Por estar em uma plataforma de serviços remotos, você não tem a obrigação de atender apenas um cliente. No entanto, sem um contrato muito bem estabelecido, você pode se frustrar com o microgerenciamento dos clientes. O trabalho remoto exige confiança, e muitas pessoas ainda têm expectativas diferentes de seus parceiros. Ao fechar um contrato, estabeleça os limites, horários e formatos de trabalho desde o primeiro dia.
- #4 Pouca Comunicação: Um dos pontos mais importantes ao trabalhar remotamente é a comunicação. Este é um ponto delicado principalmente com empresas que estão começando a trabalhar com funcionários remotamente. Cada pessoa tem um perfil de gerenciamento e, saber lidar com as diferenças é essencial para você ser uma assistente reconhecida. Já explicamos neste post como você pode ter uma comunicação mais assertiva com seus clientes. Vale conferir!
- #5 Comodismo: um alerta vermelho para sua carreira: Pela facilidade e praticidade que estas plataformas oferecem, muitos profissionais podem se tornar financeiramente dependentes apenas do trabalho que encontram por lá. Não é uma obrigação, claro, querer alçar voos mais altos, porém, ter uma carreira sólida requer o aprendizado constante e a busca de outros meios para encontrar clientes. A gente também já deu 4 dicas de como superar a timidez e conseguir clientes como assistente virtual. Você pode desenvolver as habilidades de negociação e se tornar independente dos valores baixos oferecidos em plataformas de serviços remotos.
Como mostrar seu valor como assistente virtual?
Você pode sim deixar para trás as plataformas de trabalho remoto, aprendendo a prospectar e negociar trabalhos. Indo na contramão de inúmeros profissionais que reduzem seu trabalho a um preço, você pode mostrar valor.
Em suas propostas, elencar a sua qualificação, se apresentar e mostrar seus pontos fortes. Ao humanizar o contato com o cliente, você deixa de ser apenas uma colaboradora remota e passa a ser uma pessoa de confiança.
Mostre também como você pode gerar economia de tempo e custo para a empresa, que não precisará mais pagar por plataformas, além de toda vez ter um parceiro diferente.
Você pode trabalhar de casa, ter uma remuneração justa e deslanchar na carreira de assistente virtual
Pode parecer desafiador começar uma nova profissão em um mercado competitivo. Mas o mercado tradicional vem sofrendo grandes transformações, abrindo oportunidades para quem quer fazer os próprios horários, ter maior liberdade e estabilidade financeira.
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