Por que prototipar meus serviços como Assistente Virtual?
Os protótipos proporcionam maior segurança e também auxiliam na hora de desenvolver uma nova habilidade.
Para construir uma trajetória de sucesso como secretária virtual é necessário apostar em várias ferramentas: utilizar soft e hard skills de experiências anteriores, ter uma interação saudável com seus clientes e experimentar novas formas de serviços para atrair mais propostas de trabalho.
Por isso, a prototipagem é uma opção vantajosa, que pode te auxiliar a tirar várias ideias do papel. Confira o artigo abaixo e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.
O que é prototipar um serviço?
Uma prática chamada Design Thinking ganhou a atenção entre os profissionais que buscam por soluções criativas e inovadoras. Muito utilizada por designers, ela auxilia na construção de um produto físico, que originalmente surge a partir de um pensamento ou ideia. Trazendo para a realidade das assistentes virtuais, a prototipação pode ajudar a desenhar a entrega de um serviço e se preparar para as entregas para valer. Entre as vantagens estão:
- Encontrar caminhos e possíveis restrições que podem surgir durante a implementação do protótipo;
- Melhorar a qualidade técnica dos seus serviços;
- Ofertar valores diferenciados para cada tipo de serviço;
- Coletar dados para realização de testes;
- Redução de riscos;
- Facilidade de planejamento;
- Feedbacks estruturados.
Experimentação
Como secretária virtual o segredo para o sucesso é saber vender seus serviços que, consequentemente, precisam ter uma boa reputação. Quando você atua com a prototipagem é possível colher depoimentos de clientes satisfeitos e feedbacks construtivos. Dessa forma, você será capaz de descobrir se está trilhando o caminho correto e poderá aprimorar as atividades que já oferece.
Portanto, essa ferramenta pode ser essencial durante os estágios iniciais, quando você quer ampliar a sua exposição no mercado de trabalho.
Leia mais Conheça aqui as maiores dificuldades do começo de uma assistente virtual.
Como criar um protótipo
Se você deseja divulgar seus serviços, o ideal é focar nos detalhes que irão ter o maior impacto na jornada do seu cliente. Por isso, que tal criar uma lista visual para te ajudar a projetar as etapas que irão permear a interação com as pessoas que fazem parte do seu networking? Você poderá, por exemplo:
- Listar quantas ligações ou e-mails farão parte da sua meta diária;
- Quais abordagens trouxeram melhores resultados;
- Quais serviços estão sendo mais buscados;
- Verificar processos para otimizar a entrega dos serviços.
- Contabilizar o tempo gasto em cada atividade.
Uma dica é coletar esses insights utilizando post its na parede ou através de ferramentas virtuais como o Trello. Após isso, você poderá descobrir quais elementos do seu serviço como Secretária Virtual estão se destacando e quais ainda podem melhorar o potencial — tudo isso a partir de um simples protótipo.
Leia mais 9 ferramentas essenciais para o dia a dia de uma assistente virtual –
Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV? Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!