Qual é a diferença entre assistente virtual e social media?
As duas profissões apresentam benefícios similares, mas não são concorrentes e sim, complementares.
Profissional moderno, empreendedor, que pode trabalhar de qualquer lugar – inclusive de casa -, que precisa ter boa comunicação para interagir com diferentes clientes e públicos, que tem na sua criatividade o diferencial para o trabalho que entrega, que atua de forma autônoma, tem independência financeira e está sempre por dentro das tendências de mercado. Em qual profissão você pensou?
Essa descrição poderia ser tanto do trabalho de um social media, quanto de um assistente virtual. Sendo assim, não é raro que as pessoas confundam essas duas atuações, achando que são a mesma coisa ou atribuindo a um o serviço de outro. Esse post vai esclarecer, de uma vez por todas, o que diferencia essas duas profissões, confira.
Qual a diferença de social media e assistente virtual?
Os dois profissionais atuam online, ou seja, podem executar seu serviço de qualquer lugar, tem flexibilidade de horários e atendem clientes de diferentes partes do país. Mas existem diferenças substanciais que fazem com que as profissões sejam caminhos distintos para quem está buscando esses benefícios.
Um assistente virtual é uma pessoa que presta serviços, geralmente operacionais, de forma remota. Os trabalhos mais comuns dentro dessa profissão são assistente financeiro, administrativo, comercial e de marketing. Entre as atividades exercidas, portanto, estão:
- Produção de relatórios e planilhas;
- Controle financeiro, de fluxo de caixa, contas a pagar e receber e emissão de boletos;
- Gerenciamento de agendas, caixas de email e documentos;
- Prospecção de clientes, gerenciamento e relacionamento com clientes, execução de ações pós-venda;
- Transcrição, produção e revisão de textos.
Quem atua como assistente virtual não precisa, necessariamente, ter uma formação formal. As soft skills (explicamos o que é isso nesse post aqui) contam bem mais aqui, ao lado de cursos profissionalizantes — experiência pode ser um diferencial.
Agora, um social media é um profissional que faz o gerenciamento estratégico de contas em redes sociais. Seus principais clientes são marcas ou pessoas que querem destacar seu trabalho, ganhar relevância ou promover um serviço/produto. Entre as funções comuns de social media estão:
- Planejamento de presença digital;
- Estruturação de planejamento de conteúdo para cada rede;
- Criação de conteúdo;
- Criação de grade de postagens;
- Acompanhamento de métricas;
- Produção de relatórios;
- Relacionamento com o cliente.
Uma assistente virtual pode prestar serviço de social media?
A resposta é: se tiver formação para isso, sim. Mas, o mais comum, é profissionais de marketing, blogueiros, youtubers, influenciadores e social medias contratarem uma assistente virtual para fazer a assessoria remota para alguma área.
Além dos serviços financeiros, administrativos e comerciais que já mencionamos, é comum que assistentes virtuais que trabalham com a parte operacional de social media façam o gerenciamento de comentários nas redes, programem as postagens, levantem dados para análise de resultados, façam gerenciamento de agenda para criação de conteúdo, ajudem no suporte com os seguidores, entre outros.
Mais do que concorrer, diria que as profissões se complementam: o social media faz a parte estratégica do trabalho, enquanto o assistente virtual o operacionaliza. As possíveis atividades como assistente virtuais são bem amplas. Quer saber mais? Leia esse artigo
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