Esgotamento emocional no trabalho remoto
Descubra técnicas para organizar a rotina como assistente virtual evitando a síndrome de burnout.
O trabalho remoto ganhou popularidade em 2020 em decorrência da pandemia da covid-19, fazendo com que diversos profissionais precisassem reformular suas rotinas para um novo ambiente: suas próprias casas.
Como assistente virtual, você provavelmente já estava acostumada com a ideia de trabalhar no sistema remoto, mas certamente pode ter sentido o peso de conciliar seus afazeres domésticos com vários projetos e clientes para manter as contas em dia.
E apesar de muitas pessoas sentirem que produtividade é sinônimo de sucesso, é importante saber identificar seus limites. Atualmente, diversos sintomas físicos e psicológicos passaram a se tornar mais frequentes como estresse, ansiedade, depressão, sendo que a síndrome de burnout pode estar vinculada a vários deles.
O que é a síndrome de burnout?
De acordo com uma matéria publicada no site do médico Drauzio Varella, referência na área de saúde no Brasil, a síndrome de burnout é classificada como: “um distúrbio psíquico”.
Os principais sintomas são: mudanças de humor, irritabilidade, problemas para se concentrar, cansaço e insônia. Vale ressaltar que o diagnóstico deve ser realizado por um especialista, pois em muitos casos pode ser necessário o uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos para tratar a condição.
Como evitar o burnout?
Ser seu próprio chefe definitivamente tem seus prós e contras. As cobranças normalmente estão relacionadas à entrada de receita, prazos, entregas de projetos — e quando você não consegue atingir suas metas acaba se deparando com a sensação de frustração.
Este cenário pode se tornar comum, principalmente entre assistentes virtuais. Mas, felizmente existe uma solução. Com a devida organização e priorização de tarefas é possível equilibrar a rotina evitando o esgotamento físico e psicológico.
Dessa forma, você evita distrações e aprende a reconhecer os sinais de que sua produtividade e motivação não estão normais.
Algumas dicas podem te auxiliar nesse processo:
- estabeleça limites com seus clientes (exemplo: períodos de trabalho, prazos de entrega, horários disponíveis para atendimento);
- saiba quando dizer não;
- reserve um momento para realizar atividades de autocuidado;
- programe sua rotina;
- evite a procrastinação.
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