Como Sua Imagem Pessoal Pode Impulsionar Sua Carreira Remota

Publicado em: 26/03/2024

A imagem pessoal é um pilar fundamental para os profissionais que desejam não apenas sobreviver, mas prosperar, especialmente para aqueles que atuam como assistentes virtuais.

Construir uma boa imagem pessoal é crucial para conquistar e reter clientes. Isso envolve mais do que apenas manter uma aparência profissional; abrange também a forma como nos comunicamos, nossa postura corporal e até o ambiente de nosso home office. 

Para assistentes virtuais, a imagem pessoal transcende a aparência física, refletindo sua marca pessoal, ética de trabalho e profissionalismo.

Leia também: Assistente virtual: a profissão que te liberta do escritório e da CLT, e descubra tudo do básico ao avançado sobre sobre a carreira que vai revolucionar a sua vida.

A Imagem Como Ferramenta de Conquista

A primeira impressão é a que fica. No mundo digital, por vezes não é possível uma oportunidade para uma segunda chance de conquistar um espaço.

Quando nos posicionamos e nos apresentamos no ambiente remoto, nosso cliente, ou possível cliente nos vê dessa maneira. 

Se minha aparência não estiver alinhada com o que eu busco, como posso esperar ser escolhida pelo cliente que idealizo?

 

Nossa aparência vai determinar quem vai nos escolher, e vice versa!

E essa marca você vai construindo ao longo da sua apresentação nas entrevistas, ou ao interagir com seus clientes, que vão te indicar ou não para outros. 

E também na forma como você mostra seu trabalho através do seu próprio marketing, através das suas redes sociais. No entanto, a imagem pessoal vai além da aparência. 

A linguagem corporal durante videochamadas, a qualidade da comunicação escrita, a organização dos documentos e até a maneira como respondemos aos e-mails refletem nossa imagem profissional. 

Para assistentes virtuais, cada ponto de contato com o cliente é uma oportunidade para reforçar uma imagem positiva, seja através de uma postagem bem elaborada nas redes sociais ou um e-mail meticulosamente redigido.

Estratégias para Construir a sua Imagem Pessoal

Construir o seu branding pessoal é um trabalho que não acontece do dia para noite!

Esse é um exercício de dentro para fora. Quem você está no agora, e quem você quer se tornar para seu futuro?

Defina Sua Marca Pessoal: Antes de mais nada, é importante saber qual imagem você deseja projetar. Isso envolve entender seu nicho de mercado e alinhar sua comunicação, aparência e comportamento com as expectativas desse público. 

Listar todos os compromissos da semana, assim você saberá, por exemplo, quando e como deverá se vestir no caso de reuniões importantes ou durante o contato com um novo cliente.

Invista no Ambiente de Trabalho: Um espaço de trabalho organizado não só aumenta a produtividade, como também transmite profissionalismo. 

Considerar a decoração do seu home office que reflita sua marca pessoal pode adicionar um toque personalizado às suas videochamadas, uma decoração que esteja em sintonia com a sua paleta de cores ou deixar seu logotipo visível durante as reuniões. 

Uma opção simples é criar um pequeno quadro atrás de você para que a câmera consiga captar a imagem ao fundo.

Postura e comunicação: É essencial desenvolver habilidades para uma comunicação clara e eficiente, tanto escrita, quanto verbal, a sua expressão facial, postura corporal e posicionamento das mãos precisam estar alinhados para que possam ajudar a transmitir uma mensagem clara, que transmita a postura necessária e garantir que o cliente perceba segurança e relevância em você. 

Aprender a transmitir mensagens de forma humanizada e empática é fundamental, e pode te diferenciar no mercado. 

No caso das conversas que são realizadas apenas com palavras escritas, o cuidado deve ser redobrado, pois será difícil ditar o tom da comunicação e a forma como a outra pessoa irá captar a informação, portanto invista em um atendimento personalizado para impulsionar seus negócios, evitando o uso de mensagens automatizadas, que podem soar frias.

Esteja em movimento: O compromisso com o desenvolvimento de habilidades técnicas e emocionais é fundamental, estar sempre aprendendo é uma necessidade, não uma opção.

Antes de seguir entendendo como a sua imagem pessoal tem relevância, potencialize a sua carreira, descobrindo 4 tipos Ferramentas para Começar a Trabalhar como Assistente Virtual, e aumente a produtividade no seu dia a dia de trabalho.

Como a sua imagem pessoal impacta o número de contratos que você fecha?

Para assistentes virtuais iniciantes, a imagem pessoal bem construída e bem comunicada se torna uma poderosa ferramenta de marketing que ajuda no fechamento de novos contratos. 

As redes sociais precisam ser devidamente trabalhadas e de forma proposital. Ou seja, a sua mensagem precisa ter um propósito. 

Basta uma postagem com sua imagem exposta de forma equivocada para que tudo que você levou um bom tempo para construir se desfaça em segundos, feito um prédio que desaba como um castelo de areia. 

A prospecção ativa, onde a assistente virtual busca ativamente potenciais clientes, e a prospecção passiva, em que os clientes encontram a assistente através de sua presença online, são impactadas pela imagem profissional que a assistente projeta.

Ou seja, a imagem que você deixa, chega antes de você ter a chance de abrir a boca para falar.

Portanto, não é apenas sobre como nos vemos, mas sobre como somos percebidos pelos outros. 

Uma imagem pessoal cuidadosamente projetada pode abrir portas, construir relacionamentos duradouros e impulsionar o sucesso, ou não!

Bom, imagino que se você chegou até aqui, compreenda o quanto a imagem pessoal influencia nas relações profissionais. 

Se você ainda está com dúvidas se essa carreira é a certa para você, leia, Quem Pode Ser Assistente Virtual? Descubra Se Essa Carreira É Para Você! Tenha acesso a todas as oportunidades que a assistência virtual pode te oferecer.

Não se esqueça, você é a sua melhor marca!

E agora a pergunta é: você tem investido na sua imagem pessoal? Tem dúvidas de como fazer isso? Quais são as experiências que você já teve nesse campo?

Conta para a gente aqui nos comentários. 

Publicações relacionadas

Qual é a diferença entre assistente virtual e social media?

Qual é a diferença entre assistente virtual e social media?

Publicado em 19/11/2020

Carreiras e Serviços
O que uma Assistente Virtual Precisa para Atuar na Área Financeira

O que uma Assistente Virtual Precisa para Atuar na Área Financeira

Publicado em 4/01/2024

FerramentasFinanceiro
Como assistentes virtuais podem trabalhar com recursos humanos?

Como assistentes virtuais podem trabalhar com recursos humanos?

Publicado em 2/08/2021

Carreiras e ServiçosTrabalhar em Casa