A digitalização de negócios e o papel (fundamental) da assistente virtual neste processo

Trabalhar em Casa

Mais do que ter uma presença online, as empresas precisam desenvolver uma mentalidade digital.

Em um mundo cada vez mais conectado, principalmente após as mudanças de hábitos e comportamentos impulsionadas pela pandemia, não tem mais como as empresas ficarem longe do ambiente digital. É no meio online que os clientes estão — se não para comprar produtos e serviços, para pesquisar sobre eles. Portanto, é essencial que os negócios que ainda não passaram por um processo de digitalização, acelerem isso. Uma assistente virtual pode ajudar, e muito, nessa jornada. 

Mais do que ter uma conta nas redes sociais e um blog, para ser digital uma empresa precisa ter uma mentalidade que condiga com o ambiente. Apenas transpor as operações do offline para o online não fará, efetivamente, muita diferença. Nesse contexto, contar com profissionais que estão  conectados com a mentalidade digital é um primeiro passo importante. As assistentes virtuais já nasceram dentro dessa lógica e podem ajudar as empresas a entenderem a importância de características como flexibilidade, trabalho remoto, agilidade e interdisciplinaridade. 

Mentalidade digital vs digitalização

A digitalização de um negócio passa por trazer a empresa para o ambiente online, criando páginas e estratégias digitais para oferecer uma experiência conectada aos consumidores. Por outro lado, a digitalização prevê também que os processos internos do negócio sejam online, a fim de possibilitar a maior conectividade, facilidade e agilidade. 

Além de transpor sistemas e o relacionamento com o cliente para o online, para ser verdadeiramente digital, o negócio precisa desenvolver uma mentalidade que mais dinâmica, democrática e ágil, que é da natureza da própria internet. Para tal, algumas características são essenciais, como:

Como uma assistente virtual ajuda a criar uma mentalidade digital nos negócios

O perfil das assistentes virtuais já traz muito das características de uma mentalidade digital: por natureza, essas profissionais são interdisciplinares e conseguem atender a diferentes demandas, tendo uma visão completa sobre determinada função; a flexibilidade faz parte do seu modo de trabalho, que prevê uma atuação remota e com horários diferenciados, se for preciso; além disso, comprometimento e agilidade permitem que as assistentes virtuais ajudem a operacionalizar testes e captar informações a fim do empresário entender se as estratégias estão no caminho certo. 

Outro ponto importante é a personalização: mesmo em um ambiente digital, as pessoas estão cansadas de receberem respostas padrões, falarem com robôs ou serem tratadas como uma grande massa. A assistente virtual pode ajudar os negócios a dar um tom mais pessoal para as suas estratégias digitais, prestando serviços como gestão de comentários e SAC, por exemplo. 

Tanto para empresários, quanto para as assistentes virtuais desenvolver uma mentalidade digital é essencial para se manter relevante no mundo de hoje. Saiba mais sobre como a era da digitalização mudou o formato de contratação e valorizou as habilidades e interdisciplinaridade frente à formação.

…..

Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV?

Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!

Publicações relacionadas

Quem está mais preparado para o futuro tecnológico: os profissionais ou as empresas?

Quem está mais preparado para o futuro tecnológico: os profissionais ou as empresas?

Trabalhar em Casa
Quanto cobrar pelos serviços de assistente virtual?

Quanto cobrar pelos serviços de assistente virtual?

Como começar
5 erros que você deve evitar como assistente virtual

5 erros que você deve evitar como assistente virtual

Como começarTrabalhar em Casa