Assistente Virtual: Conheça a Profissão que Está Mudando o Mercado de Trabalho

Profissão AV

Você já imaginou como seria despertar cada dia com a empolgação de uma carreira que não apenas te valoriza, mas necessita de suas habilidades e paixões? 

Imagine um ambiente de trabalho onde cada projeto é uma nova aventura, cada cliente um novo desafio a ser superado, e cada dia uma oportunidade de moldar sua carreira com as cores da sua própria paleta de habilidades. 

Você sendo dona do seu tempo, da sua agenda, sua própria chefe!

Aqui, no papel de uma AV, você não é apenas uma prestadora de serviços, mas uma arquiteta do seu próprio destino profissional.

As diversas áreas de atuação para uma AV

A carreira de Assistente Virtual é notável pela sua diversidade de áreas de atuação. Aqui estão algumas das principais:

Essas áreas são campos férteis de oportunidades de trabalho, e para entender melhor o porquê dessa fertilidade, é preciso entender as características de uma AV e os motivos que as levam a optar por essa modalidade de profissional. 

Quem é e quais características de uma Assistente Virtual?

As assistentes virtuais são profissionais que realizam diversas atividades de modo remoto reduzindo custos operacionais, pois não é preciso arcar com despesas de espaço físico, equipamentos de escritório e benefícios trabalhistas. 

As atividades mais comuns executadas pelas AVs, estão ligadas às áreas administrativa, secretariado, financeira, marketing e gestão de redes sociais.

Uma assistente virtual permite que a empresa se concentre em seu core business, delegando essas tarefas administrativas, financeiras e de secretariado, o que permite o foco do tempo e conhecimento para as ações mais estratégicas, e garante vantagem competitiva no mercado de atuação. 

O grande diferencial para a carreira de AV está ligado a gestão da própria agenda, pois possuem a liberdade de escolher seus horários para realizar suas atividades.

Agora que ficou claro que uma Assistente Virtual de sucesso é muito mais do que alguém que gerencia e-mails e agendas, e que sim, ela é a personificação da eficiência, organização e proatividade, vamos entender quais são as características essenciais que definem uma AV excepcional?

Primeiramente, a comunicação eficaz é fundamental. Uma AV precisa ser capaz de entender claramente as necessidades dos clientes e comunicar soluções de forma concisa. 

E isso porque como o trabalho é realizado de forma remota, não podem haver dúvidas, ruídos ou mal entendidos entre AV e cliente. 

Quando a AV está executando determinada atividade, ela consegue enxergar pontos de melhoria, capazes de melhorar o processo de execução do cliente, da empresa, e quando isso é comunicado de forma clara e eficaz, contribui para o reconhecimento do trabalho que ela realiza.

Além disso, a organização é uma habilidade indispensável. Gerenciar múltiplas tarefas e prioridades sem perder o foco é crucial para o sucesso nesta carreira, afinal, se uma AV se perder em prazos, ou simplesmente não conseguir executar tarefas por se perder em demandas, corre o risco gravíssimo de prejudicar o cliente e a própria carreira.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar na gestão das suas atividades, como o Trello, ou o Notion, por exemplo. Essas plataformas possibilitam que você registre suas atividades, coloque datas de entrega, etiquetas com cores para uma visão mais rápida no dia-a-dia e vá acompanhado etapa a etapa do andamento das atividades.

É quase como um sistema kanban de produção, utilizado por empresas, para registrar e acompanhar a evolução da produção de seus produtos. O Kanban é parte essencial de uma boa gestão de projetos, com uma abordagem simples, eficiente e direta para a administração de demandas. 

A capacidade de resolver problemas de forma criativa é fundamental em qualquer negócio, mas como se trata de um trabalho home office, se torna ainda mais valioso, afinal, o contato físico traz uma diferença e amplitude na comunicação em relação a um dia-a-dia remoto, e com isso uma AV enfrenta desafios variados para manter essa conexão com cliente tão forte quanto a de um espaço físico, e a habilidade de pensar fora da caixa para encontrar soluções pode ser um grande diferencial. 

Outro ponto importante para uma carreira de sucesso de uma AV é a confiança que ela cria com a empresa, ou cliente.  

A confiança é essencial e não representa só uma parte, ela é tudo dentro dessa profissão. Isso porque os clientes confiam em suas AVs para tarefas importantes, como responder e-mails com um cunho mais pessoal, ter acesso a dados mais sigilosos como acesso de perfis em redes sociais ou plataformas com a descrição da estratégia do negócio, ou ainda acesso a senhas da área administrativa que tem relação direta com o faturamento do negócio.

Quando você decide por essa carreira, precisa ter claro que proteger e assegurar as informações dos seus clientes é uma das características mais procuradas no mercado.

Os clientes necessitam de profissionais que os façam sentir essa segurança.

Versatilidade significa ter um amplo conjunto de habilidades que podem ser aplicadas em diferentes situações. Por exemplo, uma AV pode precisar gerenciar redes sociais em um dia e coordenar eventos no outro. Esta capacidade de alternar entre tarefas diversas mantém o trabalho interessante e desafiador.

Adaptabilidade vai além, se referindo à habilidade de mudar de estratégia ou abordagem quando necessário. Não somente isso, mas também torna a profissional alguém que está atenta a tudo que vai trazer agilidade e eficiência para as demandas dos clientes, economizando tempo e diminuindo situações de estresse.

Quem são potenciais clientes e por que escolhem contratar uma AV?

Os potenciais clientes de uma Assistente Virtual são variados, incluindo empreendedores, profissionais liberais e pequenas empresas. 

Eles escolhem contratar uma AV por diversos motivos:

Vantagens em se tornar uma AV?

A carreira de Assistente Virtual representa uma oportunidade única para profissionais de variados campos explorarem novos horizontes. 

Esta flexibilidade é um dos grandes atrativos da profissão, permitindo que indivíduos com diferentes experiências e habilidades encontrem seu lugar neste mercado em expansão. 

Basta ter um computador e acesso à internet para começar.

Imagine uma mulher que trabalhou por anos no setor administrativo de uma empresa, por exemplo. Acostumada com a gestão e a organização, ela pode facilmente adaptar suas habilidades para oferecer suporte administrativo como AV. 

E isso se aplica através de responsabilidades como emissão de NFs, caso o cliente não tenha um setor que cuide apenas disso em sua empresa, ou gerenciamento de e-mails, de contratos, organização de documentos, de eventos, de compromissos. 

Todas as habilidades que ela desenvolveu até então no mundo corporativo, podem ser adaptadas para a sua carreira de AV, sem precisar estar no dia-a-dia da empresa.

Por outro lado, um profissional de marketing, com sua experiência em comunicação e estratégias, encontra um campo fértil na gestão de redes sociais e marketing digital, através de atividades como criar conteúdo para mídias, edição de vídeos, design de artes, site, e-books, por exemplo. 

Outras tarefas comuns são gestão de e-mails, suporte de vendas online, gerenciamento de canais de YouTube, com aplicação de SEO, tags, descrição e tudo o que é necessário para posicionar bem um vídeo na plataforma, entre outros.

A habilidade de criar conteúdo envolvente, entender o comportamento do consumidor online e gerenciar campanhas publicitárias são habilidades cruciais para AVs especializados em marketing digital.

Além disso, profissionais de áreas como educação ou saúde podem trazer uma perspectiva única para a profissão de AV. 

Suas habilidades em organização, comunicação e empatia são extremamente requisitadas em tarefas como gerenciamento de agendas, coordenação de eventos ou até mesmo na gestão de relacionamento com clientes.

O mais interessante é que a transição para a carreira de AV não se limita a transferir habilidades existentes para um novo contexto. Ela também oferece a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo. Isto é, trata-se de uma profissão versátil que serve para quem está começando do zero, mudando de segmento ou retomando a carreira.

A importância de estar bem preparada e profissionalizada no mercado

Para se destacar como Assistente Virtual, é essencial estar bem preparada e profissionalizada. 

Isso significa não apenas ter as habilidades técnicas necessárias, mas também entender as nuances do trabalho remoto, como a comunicação eficaz com clientes à distância e a gestão eficiente do tempo. 

Da uma olhadinha nesse vídeo que eu disponibilizei no Instagram, você vai entender o quanto precisa prestar atenção não apenas ao que você diz, mas em como você diz!

Assista aqui: https://www.instagram.com/p/CzCkIddLxIQ/ 

AVs que demonstram um alto nível de profissionalismo e confiabilidade são mais propensas a construir uma clientela sólida e duradoura.

É importante para uma AV alinhar os serviços que oferece com seus pontos fortes e habilidades pessoais. Isso não só aumenta a satisfação no trabalho, mas também garante que ela possa oferecer o melhor serviço possível aos seus clientes. 

Por exemplo, alguém com forte habilidade em escrita pode se especializar em criação de conteúdo, enquanto alguém com um background em finanças pode oferecer serviços de gestão financeira.

Recomendo que você assista também essa história de transformação clicando aqui.

É possível arriscar e dizer que a carreira de AV é o futuro para muitas formas de execução de trabalho, sem a necessidade de estar no mundo corporativo convencional, com salários pré determinados pelo contratante ou empresas, vai muito além, e traz uma possibilidade de uma carreira que cria oportunidade de independência financeira e de tempo.

É ou não é uma possibilidade de ter uma carreira promissora?

Se esse conteúdo foi útil para você, e o seu desejo é saber tudo sobre o universo de uma assistente virtual em primeira mão, com as notícias e dicas do que acontece nesse mercado, quero te convidar a seguir o perfil da CSAV no Instagram, lá você vai ter acesso a conteúdos valiosos e que trazem tendências de mercado em primeira mão sobre a jornada e carreira de assistente virtual.

Basta clicar nesse link: 

https://instagram.com/comoserassistentevirtual?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA==

Um abraço, e até a próxima.

Publicações relacionadas

7 dicas para ter uma comunicação mais assertiva com seus clientes

7 dicas para ter uma comunicação mais assertiva com seus clientes

Produtividade e Organização
Aprenda a criar seu próprio trabalho

Aprenda a criar seu próprio trabalho

Trabalhar em Casa
A Diferença entre Assistente Virtual e Secretária Remota

A Diferença entre Assistente Virtual e Secretária Remota

Mercado de Trabalho