Como assistentes virtuais podem trabalhar com prospecção?
Saiba o passo a passo de como prospectar clientes para outros negócios trabalhando de casa.
Geralmente, quem atua com assistência virtual acha que a área de vendas é internalizada nos negócios e que não tem espaço de atuação dentro desse setor. Mas, existem muitas tarefas operacionais dentro de vendas que podem ser executadas por assistentes virtuais e secretárias remotas, como a prospecção, a construção de contratos e o pós-vendas.
Nesse artigo falaremos sobre prospecção. Separamos algumas dicas práticas de como oferecer esse serviço para o seu cliente da melhor forma, trabalhando de casa. Confira.
Afinal, o que é prospecção?
Essa é a primeira parte do processo de venda de um produto ou serviço e geralmente acontece em empresas B2B (de negócio para negócio), mas pode também ser realizada de negócio para consumidor (B2C).
A prospecção consiste em entrar em contato com potenciais clientes para entender suas necessidades e agendar uma reunião com o vendedor. Nas empresas, essa função geralmente é executada pelo time de pré-vendas.
O principal objetivo dos assistentes virtuais que atuam com prospecção é gerar oportunidades de negócios de qualidade para que os vendedores tenham um caminho mais aberto quando forem fazer sua abordagem.
Passo a passo para assistentes virtuais fazerem prospecção
- Encontrar potenciais clientes:
O começo do trabalho é gerar uma lista de leads (potenciais consumidores). Empresas que atuam com inbound marketing geralmente têm dados dos interessados em seus produtos, obtidos através de um formulário que os consumidores preencheram – acordando com o uso de suas informações, portanto em sintonia com a LGPD – em troca de algum conteúdo rico.
Mas, se esse não for o caso, é possível fazer uma pesquisa rápida com os atuais clientes da empresa para entender:
- quais as principais dores que o produto/serviço solucionam;
- porque escolheram o produto/serviço dessa empresa e não de outra;
- qual o perfil dos clientes.
Assim, é possível procurar no Google, em páginas de associações, ou nas redes sociais (principalmente LinkedIn), potenciais clientes com o perfil parecido e que possam ter os mesmos desafios.
- Fazer uma lista com os leads:
Agora que você tem nas mãos diferentes empresas que podem se interessar pelo serviço ou produto, faça uma lista com o nome da instituição e o principal contato. Para conseguir tal número ou e-mail é possível procurar no site do negócio ou pesquisar no LinkedIn quem seria a melhor pessoa para falar.
Coloque a lista em ordem de prioridade: os primeiros a receberem o contato devem ser aqueles que deixaram de forma ativa seus dados para a empresa, seguidos dos negócios que você julga que têm maior potencial de fechar a venda.
- Crie um processo de contato:
Antes de sair ligando, crie um processo. Geralmente a ligação é a forma mais invasiva de fazer o primeiro contato, portanto, é recomendado que se faça o primeiro contato por e-mail, apresentando a solução, quais benefícios poderão ser alcançados – aqui uma pesquisa prévia é imprescindível – e perguntando o melhor horário e pessoa para entrar em contato.
Se em dois dias não tiver retorno, reencaminhe o e-mail perguntando se ficou alguma dúvida e reforçando o pedido de melhor horário para entrar em contato. Se mais um dia se passar e não obtiver resposta, ligue para o número que tiver. Como possivelmente a pessoa já vai ter pelo menos visto o título do e-mail, ela não será pega de surpresa.
É possível fazer o mesmo processo substituindo o e-mail por um contato direto via redes sociais, como LinkedIn.
- Colha informações e apresente a solução:
A ligação é importante para a prospecção porque é através dela que o assistente virtual consegue mais informações sobre o negócio, melhorando assim a abordagem do vendedor posteriormente. Por isso, nesse momento, tente entender melhor os desafios que a empresa enfrenta, qual a urgência em resolvê-los, quem é o contato que tem poder de decisão e qual o contexto do negócio que impede, dificulta ou facilita a adoção da solução.
Após uma breve entrevista, conte como a solução que está ofertando pode ser útil ao negócio e marque um agendamento para o vendedor.
Prospecte como assistente virtual, trabalhando de casa
Importante lembrar que dentro dessa função, os assistentes virtuais não são responsáveis pelo fechamento da venda. É possível fazer a prospecção de clientes trabalhando de casa e com flexibilidade de horários.
Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV? Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!