Como alcançar a felicidade por meio de uma rotina flexível de trabalho

Desenvolvimento Pessoal

Em 2021 uma pesquisa realizada pelo Survey Monkey trazia um dado alarmante: 90% dos brasileiros se dizem infelizes e insatisfeitos no trabalho.

Na época, aprofundando os dados coletados da pesquisa ficou evidente que os profissionais no mercado de trabalho buscavam uma nova identidade para a forma como viviam sua jornada de trabalho: 36,52% dos profissionais pesquisados estavam infelizes com o trabalho que realizavam e 64,24% gostariam de fazer algo diferente para serem mais felizes.

Como identificar quando o trabalho está consumindo sua saúde mental?

E com isso, o trabalho remoto ganhou força total, afinal, a flexibilidade é um elemento que impacta drasticamente a sensação de felicidade.

Mas antes de entender como construir uma rotina flexível e alcançar a felicidade no seu dia-a-dia, é preciso entender que o pontapé inicial de tudo está na capacidade de ser uma pessoa que consegue acessar sua versão corajosa o suficiente para encarar a vulnerabilidade que está intrínseca em cada pessoa.

A pesquisadora Brené Brown diz que “A única coisa que nos mantém desconectados é o nosso medo de que não sejamos merecedores de conexão”, e reforça que “conexão é a habilidade de nos sentirmos conectados, é neurobiologicamente como somos feitos, é o porquê de estarmos aqui”. 

E o que isso quer dizer?

Para acessar essa coragem de lidar com a vulnerabilidade, é preciso ultrapassar as barreiras do medo e da vergonha, e assumir de fato aquilo que se é e o que se quer. 

Um bom termômetro para identificar que essa barreira está sendo vencida é entender que o sentimento de ‘não sou boa o suficiente’ não domina mais com força predominante os pensamentos, que dão vazão às atitudes que executamos.

Uma pessoa que está com o pensamento “graças a deus é sexta-feira” claramente não está feliz com o que faz em seu dia-a-dia, e isso impacta em toda a sua produtividade e resultados que alcança durante a jornada. 

A busca por uma vida equilibrada e feliz é prioridade, mais importante do que nunca, e as consequências positivas em relação ao mercado de trabalho home office após a pandemia contribuem para esse cenário.

Muitos de nós sonhamos em deixar para trás as amarras de um emprego tradicional em busca de liberdade e flexibilidade.

Ashley Whillans, uma pesquisadora norte-americana, trouxe à tona uma verdade impactante: para alcançar a verdadeira felicidade, mais do que um bom salário, precisamos de uma rotina de trabalho flexível.

A rotina engessada de um emprego tradicional, com seus longos deslocamentos e horários rígidos, é um obstáculo significativo para a felicidade, e entendendo o que Brené Brown trouxe através de suas pesquisas, é fácil compreender o porquê. 

O estresse do trânsito, as horas longe de casa, a exaustão e a falta de tempo para o lazer e a socialização roubam a sensação de felicidade. 

Contra a crença popular de que “dinheiro traz felicidade”, Ashley Whillans argumenta que a felicidade não está apenas no destino, mas na jornada. 

Não precisamos esperar pelo fim de semana para sentir prazer e alegria; um trabalho flexível nos permite entrelaçar trabalho e lazer, tornando a felicidade parte de nosso cotidiano, porque a flexibilidade impulsiona a coragem de lidar com a vulnerabilidade cotidiana..

O Desafio da Felicidade no Home Office

À primeira vista, trabalhar de casa parece ser o caminho mais curto para a felicidade. 

Sem trânsito, mais tempo com a família, e a liberdade de moldar nosso dia como bem entendermos. 

Porém, a realidade do home office vem com seu próprio conjunto de desafios: distrações, sensação de isolamento, e a dificuldade em separar a vida profissional da pessoal. 

Para colher os resultados de trabalhar de forma remota, é crucial estabelecer uma rotina sólida em casa.

5 Passos para a Felicidade no Trabalho Remoto

Para superar os desafios e abraçar as recompensas de uma vida profissional flexível, é preciso:

Criar uma rotina diária ajuda a separar o tempo de trabalho do pessoal, mesmo em casa. 

Defina um horário para acordar, e não negocie com o despertador. Se arrumar e estabeleça um espaço específico para o trabalho. 

Esse conjunto de pequenas ações aumenta a produtividade, e também ajuda a manter a sanidade mental.

A chave para uma rotina flexível bem-sucedida é uma boa organização. 

Separe os horários de trabalho dos de lazer e utilize uma agenda para manter tudo sob controle. 

Quer inserir uma sessão de exercícios à tarde ou levar as crianças na escola pela manhã? Com uma agenda, você garante que tudo se encaixe harmoniosamente, e garante que consegue cumprir todas as tarefas.

Quando estiver trabalhando, dedique-se inteiramente. 

Evite distrações desligando o celular ou estabelecendo horários em que não será interrompido. 

Se necessário, ajuste prazos e aceite apenas a quantidade de trabalho que consiga realizar, respeitando seu próprio limite de horas dedicadas ao trabalho.

A beleza de uma rotina de trabalho remoto está na liberdade que ela oferece. 

Use o tempo economizado do deslocamento para investir em hobbies, exercícios ou qualquer outra atividade que lhe traga felicidade. 

Planeje o dia seguinte sempre tendo em mente um balanço entre horas trabalhadas e horas de descanso e lazer.  Equilibrar trabalho e lazer é fundamental para uma vida feliz.

Não é normal estar sempre atrasado ou sempre ter tarefas urgentes para realizar.

A definição de uma tarefa urgente é a data em que ela entrou para a execução. Se foi algo com prazo apertado por alguma interferência, ok, mas se for por não ter sido executada com planejamento, ela se tornou urgente por uma falha de processo. 

Olhe para a vulnerabilidade das suas ações, hábitos, comportamentos e perceba o que de fato acontece na sua rotina, e ajuste o que for necessário.

Seja assistente virtual e alcance a felicidade no trabalho remoto

A carreira de assistente virtual possibilita que todas essas dicas sejam colocadas em prática e que você ganhe maior flexibilidade no seu dia a dia. 

Trabalhando de forma autônoma e de casa é possível organizar os horários para alcançar a tão sonhada felicidade, ter liberdade de tempo e financeira, afinal a possibilidade de ser uma Assistente virtual, é descobrir a profissão que te liberta do escritório e da CLT.

A felicidade no trabalho é mais acessível do que muitos imaginam. 

Ao seguir estes passos e buscar uma rotina que valorize tanto a produtividade quanto o bem-estar pessoal, você pode transformar não apenas sua carreira, mas sua vida inteira. 

Ser feliz não é apenas uma meta que parece distante, é uma escolha possível a cada dia, em cada tarefa e em cada pausa que você decide fazer.

Você encontra a felicidade em sua rotina de trabalho? 

Um abraço, e até a próxima.

Esse artigo te ajudou?

Deixe sua contribuição e compartilhe sua experiência conosco.

Publicações relacionadas

Como formalizar seu negócio como Assistente Virtual?

Como formalizar seu negócio como Assistente Virtual?

Produtividade e Organização
A falsa segurança da CLT e a reviravolta através do trabalho como Assistente Virtual

A falsa segurança da CLT e a reviravolta através do trabalho como Assistente Virtual

Como começarEmpreendedorismoTrabalhar em Casa
10 dicas infalíveis para trabalhar de casa como Assistente Virtual

10 dicas infalíveis para trabalhar de casa como Assistente Virtual

Como começar