Como alcançar a felicidade por meio de uma rotina flexível de trabalho
“Graças a Deus hoje é sexta-feira!”
Em 2021 uma pesquisa realizada pelo Survey Monkey trazia um dado alarmante: 90% dos brasileiros se dizem infelizes e insatisfeitos no trabalho.
Na época, aprofundando os dados coletados da pesquisa ficou evidente que os profissionais no mercado de trabalho buscavam uma nova identidade para a forma como viviam sua jornada de trabalho: 36,52% dos profissionais pesquisados estavam infelizes com o trabalho que realizavam e 64,24% gostariam de fazer algo diferente para serem mais felizes.
Como identificar quando o trabalho está consumindo sua saúde mental?
E com isso, o trabalho remoto ganhou força total, afinal, a flexibilidade é um elemento que impacta drasticamente a sensação de felicidade.
Mas antes de entender como construir uma rotina flexível e alcançar a felicidade no seu dia-a-dia, é preciso entender que o pontapé inicial de tudo está na capacidade de ser uma pessoa que consegue acessar sua versão corajosa o suficiente para encarar a vulnerabilidade que está intrínseca em cada pessoa.
A pesquisadora Brené Brown diz que “A única coisa que nos mantém desconectados é o nosso medo de que não sejamos merecedores de conexão”, e reforça que “conexão é a habilidade de nos sentirmos conectados, é neurobiologicamente como somos feitos, é o porquê de estarmos aqui”.
E o que isso quer dizer?
Para acessar essa coragem de lidar com a vulnerabilidade, é preciso ultrapassar as barreiras do medo e da vergonha, e assumir de fato aquilo que se é e o que se quer.
Um bom termômetro para identificar que essa barreira está sendo vencida é entender que o sentimento de ‘não sou boa o suficiente’ não domina mais com força predominante os pensamentos, que dão vazão às atitudes que executamos.
Uma pessoa que está com o pensamento “graças a deus é sexta-feira” claramente não está feliz com o que faz em seu dia-a-dia, e isso impacta em toda a sua produtividade e resultados que alcança durante a jornada.
A busca por uma vida equilibrada e feliz é prioridade, mais importante do que nunca, e as consequências positivas em relação ao mercado de trabalho home office após a pandemia contribuem para esse cenário.
Muitos de nós sonhamos em deixar para trás as amarras de um emprego tradicional em busca de liberdade e flexibilidade.
Ashley Whillans, uma pesquisadora norte-americana, trouxe à tona uma verdade impactante: para alcançar a verdadeira felicidade, mais do que um bom salário, precisamos de uma rotina de trabalho flexível.
A rotina engessada de um emprego tradicional, com seus longos deslocamentos e horários rígidos, é um obstáculo significativo para a felicidade, e entendendo o que Brené Brown trouxe através de suas pesquisas, é fácil compreender o porquê.
O estresse do trânsito, as horas longe de casa, a exaustão e a falta de tempo para o lazer e a socialização roubam a sensação de felicidade.
Contra a crença popular de que “dinheiro traz felicidade”, Ashley Whillans argumenta que a felicidade não está apenas no destino, mas na jornada.
Não precisamos esperar pelo fim de semana para sentir prazer e alegria; um trabalho flexível nos permite entrelaçar trabalho e lazer, tornando a felicidade parte de nosso cotidiano, porque a flexibilidade impulsiona a coragem de lidar com a vulnerabilidade cotidiana..
O Desafio da Felicidade no Home Office
À primeira vista, trabalhar de casa parece ser o caminho mais curto para a felicidade.
Sem trânsito, mais tempo com a família, e a liberdade de moldar nosso dia como bem entendermos.
Porém, a realidade do home office vem com seu próprio conjunto de desafios: distrações, sensação de isolamento, e a dificuldade em separar a vida profissional da pessoal.
Para colher os resultados de trabalhar de forma remota, é crucial estabelecer uma rotina sólida em casa.
Disciplina é o maior agente da liberdade!
5 Passos para a Felicidade no Trabalho Remoto
Para superar os desafios e abraçar as recompensas de uma vida profissional flexível, é preciso:
1. Estabelecer uma Rotina Flexível e Estruturada
Criar uma rotina diária ajuda a separar o tempo de trabalho do pessoal, mesmo em casa.
Defina um horário para acordar, e não negocie com o despertador. Se arrumar e estabeleça um espaço específico para o trabalho.
Esse conjunto de pequenas ações aumenta a produtividade, e também ajuda a manter a sanidade mental.
2. Organizar-se. Tenha o hábito de usar Agenda
A chave para uma rotina flexível bem-sucedida é uma boa organização.
Separe os horários de trabalho dos de lazer e utilize uma agenda para manter tudo sob controle.
Quer inserir uma sessão de exercícios à tarde ou levar as crianças na escola pela manhã? Com uma agenda, você garante que tudo se encaixe harmoniosamente, e garante que consegue cumprir todas as tarefas.
3. Focar na Produtividade
Quando estiver trabalhando, dedique-se inteiramente.
Evite distrações desligando o celular ou estabelecendo horários em que não será interrompido.
Se necessário, ajuste prazos e aceite apenas a quantidade de trabalho que consiga realizar, respeitando seu próprio limite de horas dedicadas ao trabalho.
4. Aproveite o Tempo Livre
A beleza de uma rotina de trabalho remoto está na liberdade que ela oferece.
Use o tempo economizado do deslocamento para investir em hobbies, exercícios ou qualquer outra atividade que lhe traga felicidade.
Planeje o dia seguinte sempre tendo em mente um balanço entre horas trabalhadas e horas de descanso e lazer. Equilibrar trabalho e lazer é fundamental para uma vida feliz.
5. Separe bem a importância das tarefas
Não é normal estar sempre atrasado ou sempre ter tarefas urgentes para realizar.
A definição de uma tarefa urgente é a data em que ela entrou para a execução. Se foi algo com prazo apertado por alguma interferência, ok, mas se for por não ter sido executada com planejamento, ela se tornou urgente por uma falha de processo.
Olhe para a vulnerabilidade das suas ações, hábitos, comportamentos e perceba o que de fato acontece na sua rotina, e ajuste o que for necessário.
Seja assistente virtual e alcance a felicidade no trabalho remoto
A carreira de assistente virtual possibilita que todas essas dicas sejam colocadas em prática e que você ganhe maior flexibilidade no seu dia a dia.
Trabalhando de forma autônoma e de casa é possível organizar os horários para alcançar a tão sonhada felicidade, ter liberdade de tempo e financeira, afinal a possibilidade de ser uma Assistente virtual, é descobrir a profissão que te liberta do escritório e da CLT.
A felicidade no trabalho é mais acessível do que muitos imaginam.
Ao seguir estes passos e buscar uma rotina que valorize tanto a produtividade quanto o bem-estar pessoal, você pode transformar não apenas sua carreira, mas sua vida inteira.
Ser feliz não é apenas uma meta que parece distante, é uma escolha possível a cada dia, em cada tarefa e em cada pausa que você decide fazer.
Você encontra a felicidade em sua rotina de trabalho?
Um abraço, e até a próxima.
Esse artigo te ajudou?
Deixe sua contribuição e compartilhe sua experiência conosco.