Quem pode ser assistente virtual?
Você está em busca de uma nova carreira, esbarrou com a assistência virtual, mas ainda não sabe se a profissão é pra você?
A gente te explica neste post quem pode ser assistente virtual e, notícia boa: você vai descobrir que não precisa de muito pra começar!
A carreira de assistente virtual é uma das mais promissoras no Brasil. Com a transformação digital acelerada pela pandemia, muitas empresas se viram com lojas e escritórios fechados. Mas, esse período mostrou que não existe limitação de espaço pra continuar trabalhando.
Isso mudou a mentalidade não somente das empresas como também dos profissionais, que perceberam na possibilidade de trabalhar de casa a chance de fugir do trânsito, da rotina exaustiva de escritório e usar o tempo de forma mais produtiva.
Com mais empresas no digital, aumentou também a demanda por profissionais remotos. E a carreira de Assistente Virtual, que já existia fora do Brasil, foi potencializada pelas mudanças no formato de trabalho.
Hoje, empresas, empreendedores e trabalhadores autônomos já perceberam que é possível trabalhar de forma remota, com times virtuais e especialistas em áreas distintas.
A combinação que deu certo
É nesse encontro entre profissionais trabalhando de casa e empreendedores buscando otimizar os processos de suas empresas no digital que surge a carreira de Assistente Virtual: são profissionais que executam tarefas relacionadas a processos operacionais, administrativos, comerciais e financeiros, com base nas suas competências e habilidades.
Com contratos de trabalhos flexíveis, o trabalho é realizado remotamente, sem precisar estar presente na rotina do escritório.
As possibilidades de atuação de uma Assistente Virtual são muitas e variam de acordo com os conhecimentos e afinidades de cada profissional. Entre os exemplos, podemos citar: atendimento online no WhatsApp, por e-mail, ou chats nas redes sociais; cuidar de agenda de empresários, médicos, advogados, dentistas e muitas outras áreas; realizar pagamentos, contratações, administração, compras… Tudo o que uma empresa precisa e pode ser feito de forma remota, uma Assistente Virtual pode fazer!
Quem pode ser assistente virtual?
Não existe um perfil fechado para ser assistente virtual. É preciso entender que assistente virtual não é um cargo, mas sim, uma carreira onde você descobre novas habilidades, se desenvolve e é uma parceira de negócios.
É necessário:
- Gostar de resolver problemas
- Ter uma boa comunicação
- Ser curiosa e disposta a aprender novas habilidades
- Não precisa ter ensino superior: você utiliza suas habilidades pessoais e adquiridas em outras experiências pra começar.
Suas principais ferramentas de trabalho:
- Redes sociais
- Armazenamento de documentos na nuvem, como o Google Drive
- Posteriormente e dependendo de cada nicho que você atenda, pode precisar aprender a utilizar sistemas, como CRM, por exemplo.
Como se tornar uma assistente virtual?
Se você chegou até aqui, já descobriu que existe um mercado amplo de atuação e que pode começar com um computador e telefone, da sua casa. O ponto mais importante é olhar pra si mesma e reconhecer habilidades que muitas vezes você nem considera como tal.
O mercado de trabalho é muitas vezes cruel e pode te reduzir a um crachá. Mas você tem muito mais potencial guardado do que imagina. E você pode aprender a se valorizar, reconquistar sua autoestima e começar a trabalhar em uma carreira que te proporcione liberdade e reconhecimento na Formação em Assistente Virtual, d’ONM Carreiras.
Você se interessou e quer criar seu próprio trabalho como AV?
Conheça a Formação mais completa do mercado: Clique aqui e saiba mais!