Tendências de Mercado: Prepare-se para Aproveitar as Oportunidades do Mercado de BPO Financeiro

Mercado de TrabalhoFinanceiro

Penso por um momento. Quando um pequeno empreendedor cuida do financeiro do seu negócio naquele estilo “faz o que dá”, “mistura o que pode e o que não pode”, a saúde financeira do negócio fica comprometida. Óbvio, ele não tem aptidão, tempo e recursos suficientes para realizar uma boa gestão.

Mas quando nesse mesmo negócio, ele transfere essa demanda para um BPO, o que acontece?

O BPO entrega o trabalho sem negligenciar os pontos importantes. O negócio passa a ter clareza de seus números, que dão o suporte na tomada de decisão, e o micro empreendedor passa a gastar tempo e energia com as outras áreas que estão no guarda-chuvas do negócio.

Essa é a receita do sucesso para milhares de negócios brasileiros.

Tudo indica que a demanda por serviços financeiros terceirizados aumentará nos próximos anos. Negócios de todos os portes e tamanhos já perceberam os benefícios dessa estratégia e muitos estão dispostos a investir nela.

 

A demanda por serviços financeiros está em alta.

Leia também O Talento Para os Números Podem Abrir Portas Para uma Carreira de Sucesso e Independência

O Brasil vem passando por uma revolução no setor de serviços financeiros nos últimos anos. Trata-se de um mercado bilionário que não para de crescer.

De acordo com dados de uma pesquisa global da Technavio publicada em 2021, a participação de mercado do BPO pode aumentar em US$40,16 bilhões. Isso significa que o mercado de terceirização financeira está em plena expansão.

A situação econômica no pós covid-19, a alta da inflação e do dólar, fez com que muitas empresas buscassem formas de reduzir custos e obter mais eficiência, e nesses casos o BPO tem ganho força e tem sido considerado como uma alternativa estratégica para pequenas e médias empresas que precisam cortar gastos e otimizar o financeiro. 

Outro dado que chama a atenção foi divulgado pelo IBGE, com o indicador de que 48% das empresas brasileiras fecham em menos de 5 anos, devido a má gestão financeira. 

E esse cenário todo gera uma latente demanda e a força para terceirizar processos financeiros, proporcionando um trabalho de maior qualidade com menores custos para os negócios.

O mercado de fintechs também tem impulsionado esse cenário. Startups que oferecem serviços financeiros inovadores colaboram para o crescimento do setor. Além disso, a regulação facilitou o surgimento dessas empresas.

 

Pequenas, médias e grandes empresas precisam de apoio financeiro

Gerenciar as finanças de uma empresa não é uma tarefa fácil. Existem muitos processos que precisam ser executados com precisão e dentro de prazos, como contas a pagar e receber, folha de pagamento, impostos, orçamentos, análise de custos e muito mais. 

Independentemente do tamanho ou setor, toda empresa precisa ter as finanças sob controle para garantir sua saúde financeira e o bom andamento dos negócios.

As pequenas empresas geralmente não têm uma equipe financeira dedicada, então precisam contar com serviços financeiros externos.

Terceirizar processos como contabilidade, gestão fiscal e folha de pagamento para profissionais capacitados permite que o empreendedor foque sua energia na gestão comercial e operacional, como exemplificado no exemplo acima.

Serviços financeiros terceirizados oferecem expertise na gestão de processos complexos, uso de tecnologias avançadas, análises gerenciais e muito mais. Assim, uma empresa pode escalar com agilidade, sem precisar ampliar sua própria equipe.

E isso é um ponto forte principalmente para pequenos negócios.

Já grandes empresas normalmente possuem uma área financeira interna, mas também se beneficiam da terceirização de processos mais transacionais ou que exigem alta especialização. 

Isso libera seus profissionais para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e análises gerenciais de alto nível. Os serviços financeiros externos também servem como contingência para momentos de pico de demanda.

Portanto, fica claro que ter o apoio de profissionais especializados em serviços financeiros é essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu porte ou estágio de atuação.

 

Terceirizar processos financeiros pode trazer muitos benefícios

Existem muitas vantagens em delegar tarefas como gestão de contas a pagar e a receber, elaboração de relatórios financeiros, análise de custos e folha de pagamento para empresas especializadas.

Uma das principais vantagens é a redução de custos . Ao terceirizar processos financeiros, as empresas eliminam a necessidade de ter uma equipe interna dedicada a essas atividades. Isso representa economia com deterioração, benefícios, treinamentos,  infraestrutura e a própria carreira do funcionário dentro do negócio. 

Se faça essa pergunta: Quanto custa manter um funcionário fixo dentro de um negócio em contrapartida a ter alguém que preste serviços assumindo grande parte dos riscos dessa parceria? 

Somente nesse ponto fica claro o porquê o BPO se torna tão vantajoso para pequenos e médios negócios. Embora algumas grandes corporações já estejam se beneficiando em escala com esses serviços.

Outro grande benefício é o foco no negócio principal da empresa. 

As horas que uma equipe interna gasta com burocracias financeiras podem ser aproveitadas para atividades estratégicas e que geram valor para o negócio. 

A terceirização permite que a empresa se concentre naquilo que sabe fazer melhor.

Além disso, os profissionais de BPO financeiro trabalham com as melhores práticas do mercado e investem constantemente em treinamento e tecnologia. 

Isso representa um ganho de eficiência e produtividade para os clientes. Processos que antes levariam dias, podem ser concluídos em poucas horas.

Portanto, terceirizar processos financeiros traz competitividade e maior qualidade para as empresas, que podem investir seus recursos em outras áreas do negócio, que o farão crescer e ter poder de escala e competitividade no mercado.

 

Profissionais de finanças são valorizados

Como você pode observar, o mercado de serviços financeiros tem uma demanda muito maior do que a oferta disponível de profissionais variados. 

Isso faz com que os profissionais de finanças sejam valorizados e consigam fechar bons clientes que estejam dispostos a pagar o valor do seu serviço.

De acordo com pesquisas recentes, principalmente a que foi apresentada no início desse artigo, há uma demanda significativa para profissionais com conhecimento técnico em finanças, contabilidade, folha de pagamento e outras áreas correlatas. 

Essa falta de mão de obra é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar na área. Profissionais competentes e bem treinados são disputados e podem escolher onde e para quem deseja trabalhar.

O surgimento de tecnologias, como armazenamento de dados na nuvem e inteligência artificial (IA), criaram novas oportunidades para quem atua como BPO Financeiro, gerando fluxos de trabalho mais inteligentes, automatização de tarefas manuais e a possibilidade de ampliação do negócio. Rapidez no atendimento ao cliente, e a possibilidade de atuar em mais de um negócio.

Profissionais que saibam atuar em gestão de fluxo de caixa, análise de balanços, gestão de riscos e implantação de ERPs (Enterprise Resource Planning) – sistemas  financeiros que funcionam como um sistema de gestão integrado que consegue organizar diversas áreas de uma empresa em um só sistema, gerenciando os dados da empresa em um banco de dados único, e que permite automatizar processos e cria uma visão geral muito mais confiável para a tomada de decisão dos gestores -,  são alguns dos mais requisitados e melhores remunerados atualmente. 

Dominar essas competências técnicas é essencial para aproveitar as oportunidades no setor.

Para, quem busca boas perspectivas profissionais e tendências deve considerar seguir carreira em serviços financeiros. Estar bem preparado para essa área promissora e construir uma carreira sólida e rentável é a oportunidade do momento.

 

Atuação do profissional de BPO financeiro

As principais áreas de atuação de um profissional de BPO financeiro são:

Dessa forma, o profissional de BPO financeiro atua em diversas frentes estratégicas, trazendo organização e saúde financeira para a empresa, e tendo a possibilidade de fechar vários tipos de contratos, desde serviços menores a pacotes mais completos. 

 

Perfil do profissional de sucesso em serviços financeiros

Para se destacar e crescer profissionalmente em serviços financeiros, alguns atributos são essenciais:

Habilidades técnicas:

Habilidades comportamentais:

Os profissionais que combinam expertise técnica com soft skills comportamentais como essas têm amplas chances de sucesso em serviços financeiros, seja em empresas de pequeno, médio ou grande porte. 

Estando atento a essas demandas e se preparando melhor, é possível construir uma carreira sólida e promissora nesse setor, tendo a oportunidade de fechar bons contratos e encontrar os melhores clientes.

 

Tendências e inovações em serviços financeiros

Para se destacar no mercado de serviços financeiros é importante investir em conhecimento, somente você poderá limitar as suas capacidades de atuação, afinal, nunca foi tão fácil aprender qualquer coisa na história da humanidade como nos dias atuais.

Assista também a aula: BPO Financeiro – Pacotes de Serviços

O mundo dos serviços financeiros está em constante evolução. Algumas das principais tendências e inovações que estão transformando este setor incluem:

Essas são algumas das principais tendências que estão remodelando o mercado de serviços financeiros e criando novas oportunidades para profissionais. 

Dominar essas tecnologias e conceitos impulsiona quem deseja atuar com excelência neste setor em constante transformação.

Não deixe de assistir o vídeo BPO Financeiro – Ferramentas de Gestão Financeira e Organização

Essas tendências indicam que há um mar de oportunidades pela frente para profissionais envolvidos. Com a demanda crescente por BPOs financeiros, é o momento perfeito para investir em sua carreira nessa área.

 

Como se preparar para atuar em serviços financeiros?

Antes de dar o próximo passo, é importante se preparar, desenvolvendo as habilidades técnicas e comportamentais para o sucesso na prestação de serviços financeiros.

Neste sentido, eu te convido a participar do nosso evento exclusivo Segredos do Financeiro, onde você vai aprender como se destacar e conquistar oportunidades nesse mercado promissor.

No evento, você vai descobrir:

O evento será 100% online e totalmente gratuito.  

Para dar os próximos passos na vida profissional, você pode reservar o seu lugar clicando no botão abaixo e preenchendo os seus dados.

Clique aqui e se inscreva.

Um abraço, e até a próxima.

Publicações relacionadas

10 Estratégias poderosas para trabalhar de casa sendo uma Assistente Virtual

10 Estratégias poderosas para trabalhar de casa sendo uma Assistente Virtual

Mercado de Trabalho
Como ser assistente virtual na área da gastronomia

Como ser assistente virtual na área da gastronomia

Carreiras e Serviços
Gig Economy

Gig Economy

Trabalhar em Casa