Use os micro momentos para conquistar clientes
Em 2015 o Google fez uma análise interna sobre o comportamento dos usuários em sua ferramenta de busca. De acordo com o levantamento, 53% das pesquisas realizadas no Brasil vieram de dispositivos móveis. Nenhuma novidade, já que, na era do imediatismo, dificilmente um consumidor deixa passar a chance de buscar respostas, instruções, dicas de entretenimento, inspirações ou mesmo referências sobre os produtos que deseja comprar. Tudo isso em qualquer lugar.
“A interatividade proporcionada pelos smartphones transformou as atitudes e decisões de compra, que estão cada vez mais simultâneas e velozes. Em poucos segundos o consumidor faz sua escolha e já pensa na próxima.”
Em palestra no FIRE, mega evento de marketing digital realizado pela Hotmart, o Adriano Nasser, Head de Parcerias do Google, reafirmou a importância dos Micro Momentos serem considerados nas estratégias de marketing e prospecção de clientes.
Mas o que são Micro Momentos?
Muitos usuários afirmaram que acessam a internet pelo aparelho enquanto realizam outras tarefas como comer, assistir televisão ou arrumar a casa. Com este tempo dedicado à web fragmentado em breves momentos – chamados de Micro Momentos – que passamos em frente às pequenas telas, é preciso encarar o desafio de proporcionar a melhor experiência do usuário para que o acesso se reflita em relacionamento com o cliente é urgente.
Com base nesse tipo de comportamento, o estudo aponta quais são os quatro micromomentos fundamentais para o engajamento do internauta: “Eu quero saber”, “Eu quero ir”, “Eu quero fazer” e “Eu quero comprar”. São instantes essenciais para estabelecer a conexão entre marca e cliente, solidificar a estratégia de posicionamento, firmar relacionamento e atender demandas de maneira precisa.
E como você pode implementar essa estratégia de marketing para o seu negócio?
O profissional de Assistência Virtual é identificado como aquele que trabalha para resolver problemas, otimizar e alavancar os negócios dos clientes. É preciso reforçar isso também na comunicação. Você pode – e deve – trazer no seu conteúdo nas redes sociais, site/blog, newsletter, soluções dentro de cada um dos micro momentos.
Posts com conteúdos que ensinam o cliente a fazer (controle financeiro, atendimento ao cliente, usar ferramentas, qualquer assunto que você domine e possa ensinar); a saber (curiosidades sobre nosso trabalho, dados e estatísticas do mercado de atuação dos seus nichos de clientes); a comprar (reviews ou recomendações de equipamentos, materiais de escritório, livros); a ir (porque não? recomendações de viagens, restaurantes, locais para eventos); podem te transformar em uma das fontes que alimenta esses pequenos momentos em que o cliente interage na internet. Esses momentos criam o relacionamento e a confiança para que o cliente te conheça e contrate seus serviços!
Camile Just
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