Assistente Virtual: 5 erros de quem começa

Publicado em: 10/01/2020

Aqui no blog, já falamos sobre vários assuntos relacionados ao que fazer para ser Assistente Virtual. No entanto, existem alguns erros comuns cometidos no início, que podem ser evitados seguindo o exemplo de quem já passou por essa experiência inicial. Dentre eles, os que mais se destacam são:

Cada um desses erros envolvem técnica e experiência, mas todos eles estão relacionados com comportamento, principalmente autoconhecimento. Por isso, vamos explicar cada um deles, oferecendo orientações necessárias para que não seja necessário passar por eles.

1 – Não organizar o próprio negócio

Um dos motivos que faz com que o(a) Assistente Virtual não consiga organizar o próprio negócio, é o fato de não definir os nichos com os quais pretende trabalhar. Quando falamos em nichos, queremos dizer por exemplo: dentistas, médicos, advogados, pequenas empresas, profissionais liberais, etc. Ao definir os nichos que irá atender, fica mais fácil elaborar uma comunicação assertiva para atrair clientes. Da mesma forma, é necessário construir uma comunicação coerente com a área de atuação. Ao criar os canais de comunicação (blog, site, Facebook, Instagram, etc), muitas pessoas acabam postando assuntos aleatórios que não estão relacionados com a Assistência Virtual. Isso pode confundir as pessoas. Por isso, é fundamental que o discurso do(a) Assistente Virtual esteja alinhado com os serviços que irá prestar. Saber colocar-se e comunicar-se de maneira clara e segura, traz mais credibilidade para o negócio e gera um relacionamento confiável com as pessoas. Falando nisso, conversar com pessoas reais (e não só virtualmente), para entender as dores e os sentimentos delas, contribui bastante para a construção de uma comunicação coerente e eficiente.

2 – Não organizar as prospecções

Muitos assistentes virtuais criam vários canais de comunicação, mas ficam esperando que os clientes batam à sua porta. Esse é um erro muito cometido por pessoas que não se organizam para fazer prospecção. A prospecção organizada é um hábito muito valioso de quem sabe empreender. Por isso, recomenda-se fazer uma lista de possíveis clientes com os quais deseja trabalhar e buscar formas de fazer contato com eles, seja por telefone, e-mail ou pessoalmente. Uma pessoa que oferece “organização” como um de seus serviços, deve demonstrar-se organizada em primeiro lugar!

3 – Não posicionar-se no mercado

A maioria das pessoas que começam a empreender, são tímidas e “travam” no momento de divulgar seus serviços, fechando-se para o mundo. Porém, elas devem fazer exatamente o contrário: mostrar-se, dizer para as pessoas o que fazem, atualizar as redes sociais, contar para a família, amigos… Enfim, quando o(a) assistente virtual posiciona-se como tal, as coisas começam a acontecer. As pessoas que conhecem o trabalho do(a) assistente virtual, contratam, gostam e comentam com as outras, gerando assim uma rede de relacionamento profissional. Essa atitude aumenta a credibilidade e a autoridade do profissional, seja na região onde mora e trabalha, seja tornando-se referência no mundo digital.

4 – Não acreditar no próprio negócio

Sabemos que a insegurança toma conta quando tudo é novo e desconhecido, mas uma vez que decide empreender, o profissional precisa acreditar em si mesmo para fazer acontecer. Falando dos aspectos técnicos: o(a) Assistente Virtual precisa formalizar-se. Criar o MEI, emitir notas fiscais e ter um e-mail corporativo, são os principais pontos nos quais esse profissional precisa investir. Temos um artigo explicando como é fácil criar o próprio MEI e para criar o e-mail corporativo hoje em dia é muito simples e barato. Essas atitudes são fundamentais para transmitir confiança e credibilidade para os clientes. Além dos aspectos técnicos, existem também os comportamentais, que envolvem descrença, reclamações, negativismo e falta de perspectiva. Para driblar todos esses aspectos ruins, recomendamos fortemente que o(a) Assistente Virtual tenha sempre em mente o principal motivo que o levou a escolher essa profissão. Buscar o objetivo principal é a motivação para fazer acontecer, mas além disso é preciso ser positivo, parar de reclamar e acreditar em si próprio. A pessoa por trás do Assistente Virtual é a própria imagem do negócio e deve ser vista como alguém confiante e motivado.

5 – Não ter paciência

Acreditamos que esse seja o tópico mais importante, principalmente num mundo de imediatismo e atualizações constantes, como o que vivemos atualmente. Na contramão das rápidas modernidades, empreender requer muita paciência e automotivação! Como falamos anteriormente, além de ter muito claro o motivo pelo qual optou abrir o negócio, é preciso compará-lo à uma planta. Quando plantamos uma semente, ela não cresce da noite para o dia. Demora um certo tempo até que possamos colher seus frutos. Assim também acontece com a Assistência Virtual. Dependendo da área de atuação com a qual escolheu trabalhar, a colheita dos frutos pode demorar meses para acontecer. Para lidar com essa espera, recomendamos ter muita calma e aproveitar para revisar todos os pontos que listamos anteriormente. Guarde tudo para o momento certo em que os frutos aparecerão e as dívidas serão sanadas. Enquanto isso, invista em conhecimento, relacionamento e coloque tudo o que aprendeu em prática! Bons negócios e até a próxima! …… DESTRAVE SUA CARREIRA E COMECE UMA NOVA HISTÓRIA Com nível de MBA e certificação d’ONM Carreiras, a Formação em Assistente Virtual vem para te colocar na frente da concorrência.

 

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