7 Passos simples para parar de sofrer e reinventar a carreira profissional 

Mercado de Trabalho

Quem mantém sempre a mesma postura profissional, dificilmente sai do lugar e vê sua carreira alavancar. Essa é uma verdade que se não compreendida, pode acabar com a vida profissional.

Estar disposto a se adaptar e a evoluir é fundamental em um mercado de trabalho que valoriza a inovação e a flexibilidade, de ambos os lados.

O mundo é movimento, todos os dias aparecem novas formas e novas ferramentas que otimizam o tempo, a carreira e os resultados que são gerados através dele.

Mas, em muitos casos, os profissionais têm apenas um emprego, que os paralisa em uma zona perigosa, ficam insatisfeitos e param de produzir resultados. 

E esse cenário dá voz a uma catástrofe sem precedentes, começa para os negócios.

Não é incomum entrar notícias como essas:

O que fazer para sair dessa situação?

É crucial quebrar esse ciclo, buscando ativamente maneiras de se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

O que fazer quando se está perdido profissionalmente?

Vamos a pontos chaves, capazes de clarear a sua mente, se você estiver passando por esse período.

Desta forma, não vai repetir os erros, caso haja uma mudança de trabalho, ou de carreira.

Com essa premissa clara, entender que quando existe uma insatisfação, existe também uma insegurança no que se faz no dia a dia. 

Não flerte com o fracasso, se prepare o máximo que puder e vá para o campo de batalha, afinal o mundo é de quem faz, de quem age. 

Não adianta acumular centenas de diplomas e transformá-los em resultados plausíveis na sua vida.

Conheça as suas principais habilidades: faça uma lista do que você considera que manda bem, e replique essa pergunta para quem está a sua volta e te conhece bem. O ouro pode estar escondido nesse simples exercício.

Saiba quais as habilidades mais desenvolvidas e demandadas: após saber suas habilidades, ́ precisa identificar como pode servir o mundo com elas. Lembre que movimento gera movimento, e com a carreira, quanto mais esse movimento acontecer, mais você se beneficiará com isso.

Peça ajuda: você não vai saber tudo o tempo todo. Converse com pessoas que já chegaram onde você deseja. Pessoas que têm resultados significativos em suas carreiras. Saber a quem recorrer e solicitar ajuda, é tão importante quanto saber as suas melhores habilidades. 

Amplie sua rede de contatos participando de eventos e utilizando plataformas de networking profissional.

Tome cuidado para não modelar, ou pedir conselhos para quem não construiu nada. Na ansiedade de acelerar o processo e de encurtar o caminho, muitas vezes profissionais com potencial escutam pessoas com visões míopes erradas, ou insuficientes, e com isso prejudicam seu futuro.

Leia também, Assistente Virtual: Conheça a Profissão que Está Mudando o Mercado de Trabalho, e aproveite para construir uma carreira com flexibilidade, realização e dinheiro no bolso.

Entenda se é o momento certo

Muitas vezes, temos uma experiência tão traumatizante com uma empresa, que queremos mudar radicalmente de área. 

No entanto, não é porque você teve uma experiência negativa em uma determinada empresa, exercendo determinada profissão que deve largar tudo de vez.

É importante avaliar a sua situação de forma racional. Pode ser que você resolva a sua insatisfação trocando de departamento ou de empresa. No entanto, se você percebe que a razão do seu incômodo é a própria natureza das atividades, então talvez uma mudança de carreira seja necessária.

Não desconsidere sua experiência

Se você estiver pensando em mudar de empresa ou de profissão, não pense que o que você fez até aqui não teve valor algum, muito pelo contrário: de toda experiência de vida podemos extrair grandes aprendizados, melhorar nossas habilidades  e qualificações.

Aprenda a lidar com o medo daquilo que você não conhece

Tudo que é novo provoca medo, porque a mente percebe que nunca se deparou com aquela determinada situação antes. Isso ativa um estado de alerta e ansiedade até mesmo para as menores ameaças, o que nos deixa temerosos.

Entenda como as pessoas veem você

Você tem múltiplos talentos e qualidades quando se trata do seu trabalho, mas será que você está fazendo de tudo para os destacar? 

Muita gente boa está escondida porque não sabe se posicionar.

Para ter certeza de que você passa a imagem certa para seu chefe, colegas de equipe, ou para seus clientes, peça que pessoas próximas te descrevam em três palavras. 

Assim será possível você avaliar quais são os seus pontos fortes e as características da sua personalidade, suas habilidades mais marcantes, e que precisa lapidar para que seja notada profissionalmente fora da bolha em que está inserida hoje.

Checklist prático para se reinventar na carreira:

Entenda que às vezes não há segunda chance. A carreira certa, o trabalho certo, o cliente certo podem não passar duas vezes pela sua vida.

Empreender como oportunidade para  quem busca o novo na carreira

Empreender é desafiador, improvável e ao mesmo tempo importante. 

Empreender te faz ter uma outra perspectiva sobre negócios, gestão, e pessoas.

Nessa transformação que o mercado de trabalho vem sofrendo, com a internet sendo uma revolução incrível, ainda não é possível dimensionar a proporção, porque ainda é muito pouco, perto de todas as outras revoluções que vêm por aí. 

Mas por que mesmo com essa visão próspera para o futuro ainda há aqueles que têm medo da tecnologia? 

Geralmente essas pessoas estão no carona, não ao volante, não assumiram riscos, e não se propõe a mudanças, novos cenários e novas experiências.

Entenda que existem cinco tipos de pessoas: as que fazem, as que ajudam, as que fazem, as que vivem em cima do muro, as que reclamam e as que estão secretamente torcendo pelo seu insucesso. 

Qual delas você vai decidir ser?

Perfil do empreendedor nos dias de hoje

Empreender é muito mais do que ter uma boa idéia ou abrir seu próprio negócio, é um estilo de vida, que pode ser desenvolvido ao longo da nossa vida, independente da idade que esteja registrada na certidão de nascimento.

Não tem momento ideal. Aliás, o momento ideal é a oportunidade de mudar de vida agora, entendendo que empreender é o caminho para isso.

Para ser um verdadeiro empreendedor não é preciso dispor de todos os recursos (materiais e intelectuais), nem ter todas as respostas para poder começar um negócio. 

É necessário se colocar em movimento para ir encontrando as respostas ao longo do caminho, num cenário em que existem muitas opções e formas de fazer esse caminho dar certo.

Por isso, esteja sempre aberta a rever seu ponto de vista sempre que necessário.

Se o mundo muda todos os dias, conhecer melhor algo e mudar de opinião é uma grandeza, não uma fraqueza.

Não apenas um novo jeito de trabalhar, uma oportunidade para a carreira dos sonhos.

Já imaginou trabalhar de forma remota, criando sua própria rotina, assumindo total autonomia, não só sobre o seu tempo, mas principalmente sobre o que você pode executar com base naquilo que você já sabe fazer?

As Assistentes Virtuais são profissionais multidisciplinares que trabalham de forma remota, executando tarefas relacionadas ao dia a dia de uma empresa, de um profissional liberal ou de um autônomo e até mesmo de uma pessoa física.

As atividades mais comuns executadas pelas AVs, estão ligadas às áreas administrativa, financeira e secretariado.

Uma assistente virtual permite que a empresa se concentre em seu core business, delegando essas tarefas administrativas, financeiras e de secretariado, o que permite o foco do tempo e conhecimento para as ações mais estratégicas, e garante vantagem competitiva no mercado de atuação. 

Como posso me tornar uma assistente virtual? 

Ser uma assistente virtual pode parecer, num primeiro momento, um grande desafio.

Mas também pode ser muito gratificante se você estiver disposta a encarar uma nova forma de se relacionar com o trabalho. 

Você pode trabalhar o quanto, onde e como quiser, e ainda aprender muitas coisas novas ao longo do caminho, explorando as suas habilidades, e usando o seu talento a seu favor.

Provavelmente, o desejo de se reinventar vem da sensação de que você deixou de evoluir. Ou quando se percebe que a vida que você leva hoje não bate com seus novos valores e desejos — e saiba que essa mudança também pode revelar o seu amadurecimento pessoal. 

O primeiro passo para cuidar da carreira de assistente virtual é estudar. Sim, se especializar, para entender como potencializar a carreira e ter bons resultados logo no início, sem precisar ficar perdendo o time das coisas, ou cometendo erros bobos que só te fazem perder tempo, e dinheiro. 

O tempo não é seu inimigo e sempre há a hora certa de alterar a sua própria história. Se for agora, faça!

Pronta para transformar sua carreira? 

Você vai gostar de ler o artigo Evite estes 5 Erros Comuns no Começo da Carreira de Assistente Virtual, dessa forma é possível potencializar o começo da sua carreira como AV.

Inicie sua jornada de reinvenção agora mesmo! 

Publicações relacionadas

Habilidades comportamentais fundamentais para o trabalho remoto

Habilidades comportamentais fundamentais para o trabalho remoto

Trabalhar em Casa
Os desafios do empreendedorismo feminino

Os desafios do empreendedorismo feminino

Produtividade e Organização
10 ferramentas para trabalhar online como Assistente Virtual

10 ferramentas para trabalhar online como Assistente Virtual

Trabalhar em Casa